INSTRUÇÕES TÉCNICAS PARA MONTAGEMESCORAMENTOUsar tabua em folha apoiada em pontaletes formando um conjunto de escoras. A tabela ao abaixo determina quantos conjuntos de escoras serão usados dependendo do comprimento das vigas. Veja o exemplo a baixo:   TABELA DE ESCORAMENTO E CONTRA FLEXA
Até 1,20 Não precisa de escora Em nível
De 1,30 a 2,60 1 travessa com escoras 1 cm
De 2,70 a 2,60 2 travessas com escoras 2 cm
De 3,70 a 4,60 3 travessas com escoras 3,5 cm
De 4,70 a 5,60 4 travessas com escoras 5 cm
CONTRA FLEXAContra-flexa e um deslocamento para cima no centro do vão produzido através do escoramento central obedecendo à tabela a baixo, cujos valores variam dependendo do comprimento do vão ou cômodo Se p procedimento da contra flexa não for executado com rigor, após a retirada do escoramento sua laje ficara com deformações ou barrigas que muito desagrada esteticamente. VIGOTAS E SUA DISTRIBUIÇÃONunca iniciar com vigotas junto à parede. A distância entre a primeira vigota e a parede será aproximadamente igual à largura de um tijolo, como mostra na figura a baixo, apoiando três cm do tijolo em cima da parede.O sentido das vigotas será igual ao indicado no projeto, colocando tijolos apenas nas extremidades ate completar toda extensão de cada cômodo, como mostra a figura. CONCRETAGEMMolhe bem a laje antes da concretar.Usar tabuas apoiadas sobre as vigotas para andarem cima da laje.  EVITE ACIDENTESNão pise diretamente sobre os tijolos ou vigas. ATENÇÃO1- Não nos responsabilizamos por danos causados pelo não cumprimento de nossas instruções técnicas e complementares.2- Não construir paredes diretamente sobre a laje em caso de duvidas consulte-nos tel: 3397-9303 / 3597-3077- vendas@lajescontim.com.br.3- Utilizar ferragem de distribuição no sentido contrário das vigotas a cada 30 cm de espaçamento utilizando ferragem CA-60 com diâmetro de 4.2mm. 4- A ferragem negativa devera ser colocada a um cm de profundidade da parte superior do capeamento obedecendo ao espaçamento, cumprimento, diâmetro e tipo de ferro especificado no projeto.5- Não reboque a laje sem antes chapiscá-la seja de bloco de concreto tijolo cerâmico ou de isopor. Obs. utilizando isopor adicionar ao chapisco o produto especificado para fixar a massa do chapisco ao isopor. Em caso de duvida consulte-nos.6- Molhar a laje de 2 em 2 horas após o dia da concretagem durante numa semana.7- Aconselhamos rebocar a laje logo após a retirada do escoramento.8- Traço do concreto para capeamento 2 por 1 com resistência mínima do concreto =20MPA.9- Usar de 4 cm a 5 cm de capeamento a partir da face superior da vigota com brita zero areia lavada e cimento.10- Sobrecarga de acordo com a especificada no projeto.
Lajes Pré Fabricadas, Treliçadas E Protendidas, Mourão, Muro, Chapéu De Muro, Pingadeiras Em Belo Horizonte / Minas Gerais.
(31) 3397.9303 • 3597.3077 

Rua Quarenta e Cinco (45), n°36 - Tropical - Contagem/MG
vendas.lajescontim@gmail.com