De Onde Vem O Cimento De Construção?

Qual é o processo de fabricação do cimento?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru.

Qual a matéria prima para fabricação do cimento?

A fabricação de cimento não é simples e requer muita energia e diferentes mecanismos. Utilizado como agente aglomerante, as principais matérias- primas presentes em sua composição são o calcário e a argila.

Qual o material que é feito o cimento?

Como vimos, o cimento “ é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.

Qual a matéria prima do cimento e de onde ela é retirada?

O calcário, principal matéria – prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

You might be interested:  FAQ: O Porque Da Construção Do Muro De Berlim?

Como é feito o clínquer?

O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C.

Que tipo de rocha calcária serve para a fabricação do cimento?

Os calcários são constituídos basicamente de carbonato e cálcio (CaCO3) e dependendo da sua origem geológica podem conter várias impurezas como Magnésio, Silício, Alumínio e Ferro. De acordo com o teor de magnésio o calcário se classifica em: Calcário Calcítico – serve para produção de cimento.

Quais as matérias primas do cimento Portland?

É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições.

Qual a função do gesso na fabricação do cimento?

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

Qual é o mineral utilizado para fabricar cimento e cal?

O calcário é a matéria-prima básica, contribui de 85 a 95% na fabricação do clínquer, é constituído basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3) e, dependendo de sua origem geológica, pode conter várias impurezas como magnésio, silício, alumínio e ferro.

Como deve ser feito o armazenamento do cimento?

Por isso, o cimento deve ser estocado em local seco, coberto e fechado, bem como afastado do chão, do piso e das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos, ou pelo menos separado deles.

You might be interested:  Pergunta: Qual O Preço Do Metro Quadrado Da Construção?

Quais são os danos causados pela fabricação do cimento?

As plantas de fabricação de cimento estão entre as maiores fontes de emissão de poluentes atmosféricos perigosos, dos quais se destacam dio- xinas e metais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, antimônio e cromo; produtos de combustão incompleta e os ácidos halogenados.

Quais os materiais componentes do clínquer?

O clínquer é constituído, em sua maior parte, por silicatos (75%) e numa proporção menor, de aluminatos e ferro- aluminatos cálcicos [3, 4, 6-8]. Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO.

Como se dá a pega do clínquer?

Fatores que influenciam o tempo de pega Logo, para cada tipo de clínquer, deve- se adicionar uma quantidade ótima de gesso. 2) A duração da pega varia na razão inversa do grau de moagem. Ou seja, os cimentos moídos muito fino dão início à pega mais rápido e fim de pega mais demorado que os menos finos.

Como é feito o gesso em pó?

O gesso é obtido por meio da calcinação (decomposição a quente) da gipsita. Nessa reação, o mineral, cuja fórmula é CaSO4 2H2O (sulfato de cálcio bi-hidratado) perde uma molécula e meia de água, transformando-se em gesso, cuja fórmula é CaSO4 ½ H2O (sulfato de cálcio semi-hidratado).

Qual é a principal matéria prima do vidro?

O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. O material passa por vários processos e, só então, se torna o vidro como conhecemos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector