FAQ: Classificações Das Pontes Quanto A Construção Da Superestrutura?

Como são classificadas as pontes?

Quanto aos materiais empregados, as pontes podem ser classificadas como: – Pontes de concreto (armado e /ou protendido); – Pontes metálicas; – Pontes mistas (aço/concreto, aço/madeira, etc.); – Pontes de pedras; – Pontes de madeira. Pontes cujos tabuleiros são constituídos apenas por laje, sem qualquer tipo de viga.

Quanto ao sistema estrutural da superestrutura como são classificadas as pontes?

Sistema estrutural da superestrutura As pontes podem ser classificadas, quanto ao sistema estrutural da superestrutura em: ponte em viga; ponte em pórtico; ponte em arco; ponte pênsil; ponte estaiada.

Qual a classificação das superestruturas?

classificadas como sendo: – De pequenos vão (até 30 metros); – De médio vãos (30, 60, 80 metros); – De grandes vãos (acima de 80 metros).

You might be interested:  Qual O Tamanho De Um Basculante De Banheiro?

Quais as principais diferenças entre os sistemas estruturais das pontes?

As lajes (estrutura secundária) são formadas por um tabuleiro, que recebe diretamente as cargas de utilização da ponte (cargas móveis). As vigas (estrutura principal), por sua vez, destinam-se a vencer a distância entre dois apoios sucessivos (vão), recebendo a totalidade das cargas aplicadas na superestrutura.

Quais os tipos naturezas de tráfego podemos ter em pontes?

➢ NATUREZA DO TRÁFEGO: • RODOVIÁRIAS; • FERROVIÁRIAS; • PASSARELAS ( pontes para pedestres); • UTILITÁRIAS (aquedutos); • MISTAS (rodo-ferroviárias).

Quais são os principais tipos de lajes utilizadas em pontes?

Quais são os principais tipos de lajes utilizadas em pontes? R- Lajes maciças, lajes ocas, Lajes nervuradas.

Como são divididos os componentes de elementos estruturais que compõem uma ponte?

Elementos Estruturais Pontes são constituídas por: Superestrutura Estrutura principal Estrutura secundária Mesoestrutura (Estrutura de apoio) Infraestrutura Suporte Fundações Superestrutura É a parte destina a vencer o obstáculo, e pode ser dividido em duas partes: Estrutura Principal – tem a função de vencer o vão

Quais são as forças atuantes sobre a estrutura de uma ponte?

Para as pontes rodoviárias objeto desde estudo as ações mais relevantes são as cargas de peso próprio, cargas de pavimentação, barreiras, guarda-corpos; empuxo de terra, forças de protenção, deformação provocadas por fluência ou retração do concreto.

Como são classificados os aparelhos de apoio?

São os que permitem apenas o deslocamento vertical São os que permitem apenas a rotação e o deslocamento vertical São os que permitem apenas o deslocamento horizontal Explicação: Quanto ao grau de liberdade, os Aparelhos de Apoio classificados como fixos são os que permitem apenas a rotação.

You might be interested:  Quanto Gasto De Cimento Por M2?

Quais os tipos mais comuns de pontes no Brasil?

TIPOS DE PONTES – conheça os 6 modelos mais comuns

  • Ponte suspensa (pênsil) O tabuleiro fica sustentado por cabos de suspensão, que distribuem a carga para as torres, e estas transmitem o peso ao solo.
  • Ponte estaiada.
  • Ponte cantiléver.
  • Ponte de treliças.
  • Ponte em vigas.
  • Ponte em arcos.

Qual a diferença entre pontilhão e ponte?

Significado de pontilhão Pequena ponte; ponte pouco extensa. [Gramática] Forma diminutiva irregular de ponte. Etimologia (origem da palavra pontilhão ). Ponte + ilho + ão.

Quais são as características de uma ponte de concreto armado?

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO: ESSAS PONTES, EM GERAL, TÊM ALTURA CONSTANTE E SÃO EXECUTADAS EM CONCRETO ARMADO OU PROTENDIDO. POR OUTRO LADO, AS VIGAS PRINCIPAIS PODEM SER OU NÃO PRÉ-MOLDADAS. COMO REFERÊNCIA, PODEMOS DIZER QUE PARA VÃOS ATÉ 25 METROS EM CONCRETO ARMADO, A ESTRUTURA SERÁ MAIS ECONÔMICA.

Qual a diferença de comportamento estrutural entre uma ponte pênsil e uma Estaiada?

A grande diferença para uma ponte pênsil é que os cabos em uma ponte estaiada são angulados e portanto existe uma força tanto horizontal quanto vertical sobre a pista; e a mesma tem que ser forte o suficiente para resistir a força horizontal. Em uma ponte pênsil a pista é sustentada verticalmente e pode ser mais leve.

Qual o melhor tipo de material para construir estruturas de pontes?

Cimento. O concreto é muito usado na construção de todos os tipos de ponte por causa de sua resistência e baixo custo.

Como a estrutura de uma ponte suporta as cargas?

Uma ponte de suspensão é o tipo em que o tabuleiro (a porção de suporte para as cargas ) fica pendurado, sendo sustentado por cabos de suspensão verticais, que agem como suspensórios. Assim, a tecnologia é relativamente simples: São utilizadas torres verticais, que são a conexão da ponte com o solo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector