FAQ: O Que É Aditivo Na Construção Civil?

Quais são os principais tipos de aditivos?

Quais são os aditivos mais comuns?

  1. Aditivo plastificante.
  2. Aditivos superplastificantes.
  3. Aditivos aceleradores de pega.
  4. Aditivos retardadores de pega.
  5. Aditivos incorporadores de ar.
  6. Microssílica.
  7. Lubrificante e aglutinante.
  8. Polímeros.

O que significa aditivo na construção civil?

Aditivos são produtos que adicionamos ao concreto ou a argamassas para modificar suas propriedades físicas. Os aditivos são incorporados na mistura de cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais ao concreto.

Para que serve o aditivo de concreto?

Os aditivos aceleradores são usados para acelerar o processo de transição entre o estado plástico para o estado endurecido do concreto, enquanto os retardadores adiam essa reação no processo.

O que é um aditivo para concreto?

Definição: Aditivos são produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.

Quais os principais tipos de aditivos utilizados no concreto?

Os aditivos utilizados nessa aplicação podem ser cloretos de cálcio, formiatos, trietanolaminas, silicatos e carbonatos, que aceleram o tempo de desenvolvimento de resistência e de pega do concreto. Eles estão disponíveis em estado líquido ou em pó, o que exige escolha de acordo com o processo de aplicação.

You might be interested:  Quanto Custa Para Construir Um Comodo 3X3?

Qual aditivo usar em concreto?

A norma da ABNT classifica os principais aditivos para concreto de acordo com suas aplicações na construção civil:

  • Tipo P: funciona como plastificante ou redutor de água;
  • Tipo A: acelera o tempo de pega;
  • Tipo R: retarda o tempo de pega;
  • Tipo PR: é usado como plastificante e retardador do tempo de pega;

Para que serve o aditivo Superplastificante?

Os aditivos superplastificantes são utilizados na mistura com o concreto para diminuir a quantidade de água, aumentando a sua resistência e fluidez. Quanto maior a quantidade de água aplicada ao concreto, menos resistente ele terá, o que poderá ocasionar fissuras que aparecerão durante o endurecimento da estrutura.

O que são aditivos redutores de água?

Os aditivos redutores de água para concreto são dispersantes de alta eficiência que promovem uma redução na viscosidade das suspensões, minimizando a quantidade de água utilizada na hidratação do cimento, permitindo à fabricação de concretos com excelentes propriedades.

O que é um aditivo polifuncional?

Aditivos polifuncionais melhoram o desempenho e durabilidade para concreto. Mas, hoje, vamos falar especificamente dos aditivos polifuncionais. Eles podem ser usados para alterar as propriedades dos elementos em que são aplicados, como a concretagem, seja em estado fresco ou endurecido.

Qual o melhor aditivo plastificante para concreto?

VEDACIT ADITIVO PLASTIFICANTE para concreto permite a redução da água do concreto. Assim, além de aumentar as resistências mecânicas, proporciona concretos homogêneos, coesos e com menor permeabilidade.

Quanto de aditivo usar no concreto?

Segundo a NBR 11768 (ABNT 2011), aditivo é o produto adicionado durante o processo de pre- paração do concreto, em quantidade não maior que 5 % da massa de material cimentício contida no mesmo, com o objetivo de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endu- recido.

You might be interested:  Qual Tipo De Cola Para Papel De Parede?

Como um aditivo plastificante atua na microestrutura do concreto?

Os aditivos plastificantes e superplastificantes têm como função a redução da quantidade de água na mistura e/ou de aumentar a fluidez do concreto fresco. Os efeitos dos superplastificantes tem sido amplamente investigados e os dividem em de primeira, segunda e terceira geração (ALCOFORADO, 2013).

Qual é a mistura do concreto usinado?

Chamamos de concreto usinado o material resultante da mistura do cimento com água, areia, brita e aditivos, realizado por empresas com equipamentos especializados que garantem o controle rigoroso da proporção e mistura dos materiais e consequentemente da qualidade do concreto produzido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector