FAQ: O Que É Aranha Na Construção Civil?

O que é um radier na construção civil?

O radier é um tipo de fundação superficial na qual toda a carga da edificação é transferida para uma laje maciça de concreto. De modo geral, o radier encontra aplicação na construção de casas térreas, sobrados e edifícios com poucos pavimentos.

O que é radier para que serve?

Apresentando como característica principal a distribuição uniforme de toda a carga da edificação no terreno, a fundação radier é geralmente usada para casas térreas ou sobrados de menor porte. É composta por lajes de concreto armado que abrangem toda a projeção da edificação.

Quando usar sapata gaiola?

Já a gaiola é utilizado quando efetuado o cálculo pelo método flexível de sapatas. Ela é de extremo risco em obras feitas sem acompanhamento, visto que pode ocorrer tensões negativas na sapata e gerar a ruptura instantânea. Os arranques são colunas de aço fixadas na armação da sapata antes da concretagem.

Qual ferro usar na sapata?

Use um ferro na vertical para cada 20 cm de malha; assim, em uma sapata de 40 x 40 cm, teremos 9 ferros de 1/4″ na vertical, com estribos de 3/16″, também colocados a cada 20 cm. O buraco será um pouco maior que a malha, de forma que o concreto envolva os ferros por completo.

You might be interested:  Qual A Medida De Cimento E Areia Para Concreto?

Quando devo usar radier?

Quando a resistência do solo é suficiente, independentemente da altura e das cargas, a fundação radier pode ser utilizada.

Quanto custa o preço por metro quadrado de um radier?

Como ordem de grandeza é possível apresentar o valor de R$18000 para realização do serviço. Para um orçamento mais preciso, é necessária a visita técnica para verificar se a situação do terreno e as necessidades de projeto para elaboração do elemento.

Quanto custa fazer um radier?

São usadas para obras de pequeno porte e apresenta como principais vantagens o baixo custo e agilidade na execução. O preço médio para fazer uma fundação radier é de R$ 400,00/m².

Onde não devemos usar radier?

Desvantagens da fundação em Radier Não é indicado para edifícios esbeltos e também construções com cargas concentradas.

Qual tela usar no radier?

Tipos de radier O primeiro é por meio do concreto armado, ou seja, por meio de uma malha de aço e concreto. Nessa opção, a tela de aço é desenvolvida e posicionada no solo, recebendo, em seguida, uma generosa camada de concreto. Ela é mais utilizada para construções de pequeno porte.

Quando se usa sapata?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Qual a diferença de sapata para gaiola?

Sapatas “radier” ou “ gaiola ” São indicadas para obras com menor carga estrutural e solo firme em sua primeira camada. O tipo radier emprega somente uma grade inferior e é indicado para casas térreas. Quanto ao tipo gaiola, é mais reforçado e é indicado para casas sobrado (dois pavimentos).

You might be interested:  Quanto Custo O Metro Quadrado De Construção?

Onde colocar as sapatas?

Esse tipo de sapata é comum em construções de pequeno porte. Como exemplo, podem ser citadas casas e edificações de baixa altura, galpões, muros de divisa e de arrimo, paredes de reservatórios e piscinas, entre outros. Geralmente não há necessidade de usar máquinas especiais para a escavação.

Qual ferro usar na fundação?

Ferros das colunas (que devem ficar 80 cm além da sapata) de 5/16, com estribos de 3/16; não esquecer de pelo menos dois estribos que ficarão dentro do concreto; Ferros do radier, no mínimo de 3/8, para uma sapata de 40×40 cm, sendo mais grossos se a sapata for mais profunda.

Qual ferragem usar para 2 andares?

Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada. Tenha um bom profissional para a obra e fique tranquilo com a escolha!

Qual tipo de ferragem para fundação?

Aço CA 50: é o mais usado nas construções de concreto armado. Ele possui uma superfície nervurada, diâmetros variados e uma resistência característica de tensão de escoamento de 500 Mpa; Aço CA 60: é mais empregado em estruturas pré-moldadas (aquelas em que as vigas e pilares, por exemplo, já vem prontos de fábrica).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector