FAQ: O Que É Figuras De Construção Ou Sintaxe?

Quais as figuras de sintaxe ou construção?

Gramática. Elipse, zeugma, anáfora, pleonasmo, anacoluto, silepse, hipérbato e polissíndeto são figuras de construção ou sintaxe, caracterizadas pela construção frasal incomum.

O que é figuras de construção exemplos?

É a omissão de um termo ou de uma oração inteira que já foi dita ou escrita antes, sendo que esta omissão fica subentendida pelo contexto. Exemplos: Sobre a mesa, apenas uma garrafa.

Quais são as figuras de construção?

Tipos de figuras de construção

  • Elipse. A elipse é uma das figuras mais comuns e, claro, uma das mais observada nas provas de todo o Brasil.
  • Zeugma. O zeugma é, muitas vezes, confundido com a elipse.
  • Silepse. Silepses são figuras um pouco complexas de entender.
  • Hipérbato.
  • Polissíndeto.
  • Assíndeto.
  • Anáfora.
  • Anacoluto.

Para que servem as figuras de sintaxe?

As figuras de sintaxe, também conhecidas como figuras de construção, subvertem aspectos lógicos da língua portuguesa. Na verdade, as figuras de sintaxe são empregadas de maneira proposital, normalmente encontradas em textos do gênero literário, nos quais o estilo pode falar mais alto do que as convenções gramaticais.

You might be interested:  Qual O Melhor Piso Vinilico Para Cozinha?

Quais são as figuras sintáticas?

As Figuras de Sintaxe são recursos associados à organização e estrutura gramatical das frases. Elas são classificadas em assíndeto, polissíndeto, anacoluto, apóstrofe, elipse hipérbato, pleonasmo, silepse e zeugma.

Quais são as figuras de sintaxe?

Tipos de figuras de sintaxe Elas estão divididas como: anacoluto, anáfora, anástrofe (também chamada de inversão), assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipérbato, sínquise, hipálage, pleonasmo, aliteração e redundância.

O que é figura de pensamento?

As figuras de pensamento têm como função dar ênfase às ideias e pensamentos através da expressão. As figuras de pensamento geralmente possuem um sentido simbólico, conotativo. São elas: antítese, paradoxo, ironia, apóstrofe, personificação ou prosopopeia, eufemismo, gradação e hipérbole.

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

O que é Assíndeto e exemplos?

Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.

O que são as figuras de palavras?

São as seguintes: comparação, metáfora, catacrese, metonímia, antonomásia, sinestesia, antítese, eufemismo, gradação, hipérbole, prosopopeia, paradoxo, perífrase, apóstrofe e ironia.

Quais as figuras de sintaxe que apresentam omissão de termo?

Elipse. A elipse é a omissão de um ou mais termos, os quais não foram expressos anteriormente no discurso, entretanto, que são facilmente identificáveis pelo interlocutor (receptor). Exemplo: Estávamos felizes com o resultado dos exames. (Neste caso, a conjugação do verbo “estávamos”, propõe o termo oculto “nós”.)

You might be interested:  Perguntar: O Que É Agregados Na Construção Civil?

O que é antonomásia e exemplos?

Significado de Antonomásia substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo).

O que é figura de linguagem exemplos?

Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

O que é figura de linguagem de construção?

As figuras de construção, ou de sintaxe, são recursos estilísticos usados no nível das estruturas sintáticas da linguagem. As figuras de construção são recursos estilísticos utilizados nas estruturas sintáticas.

O que é silepse e exemplos?

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em “a violenta São Paulo”, em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto “a cidade de”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector