FAQ: O Que É Protensão Na Construção Civil?

O que é sistema de protensão?

A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, em uma estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência e seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.

Como funciona a protensão?

O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. A protensão não-aderente consiste na utilização de cabos engraxados e cobertos por bainhas de polietileno ou polipropileno, os dois de alta aderência, proporcionando proteção contra corrosão.

Para que serve a protensão?

Exemplificando, a protensão permite que, no caso de peças fletidas, toda a seção trabalhe sob compressão, de forma que o aproveitamento da capacidade resistente da seção seja muito maior do que nas peças de concreto armado. São 1.152 vigas de concreto protendido e protensão mediante 43.000 cabos de aço.

Quais são os tipos de protensão?

Categorias do sistema de protensão

  • Protensão externa ou internamente: é um termo aplicado a estruturas pré-esforçadas onde são aplicadas externamente.
  • Protensão circulares e lineares: é um termo aplicado para pré-esforço estrutural em formato de tanques cilíndricos, silos e tubulações.
You might be interested:  Perguntar: O Que Fazer Com Entulho De Construção Civil?

O que é Protencao?

Protensão é o sistema pelo qual são introduzidas forças em uma estrutura por intermedio do tensionamento de fios, barras ou cordoalhas de aço ancoradas em suas extremidades, com a finalidade de comprimir as peças e assim eliminar as forças de tração atuantes.

O que é protensão cabos?

SIGNIFICADO DE PROTENSÃO DE CABOS Operação de aplicar tensão nos cabos ou fios de aço usados no concreto protendido.

O que é o concreto protendido?

O Concreto Protendido é uma solução estrutural para obras de engenharia civil que tem como objetivo melhorar a resposta do concreto a solicitações de tração e momento fletor, diminuindo as deformações das peças e reduzindo bruscamente o aparecimento de fissuras.

O que é protensão de viga?

A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.

Quais os tipos de protensão do concreto protendido?

Tipos de concreto protendido O concreto protendido pode ser dividido em três tipos: protensão com aderência inicial, protensão com aderência posterior e protensão sem aderência.

Qual é a função básica na protensão do concreto?

A ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto – procedimentos – define um elemento de concreto protendido como sendo aquele no qual parte da armadura é alongada com equipamentos de protensão, com a principal função de impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos na estrutura.

Qual a vantagem de usar concreto protendido em vigas?

O concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:

  • estruturas mais esbeltas;
  • redução de vigas;
  • redução de pilares;
  • redução do consumo de aço;
  • redução do consumo de fôrma;
You might be interested:  Pergunta: O Que É Processos De Construção Do Saber?

Quando se usa concreto protendido?

O concreto protendido pode ser aplicado em diversos casos. É uma solução muito indicada para vencer grandes vãos e para peças pré-fabricadas, principalmente quando se prevê uma carga de esforço de flexão elevada.

Quais os tipos de aço utilizados para a protensão?

As barras de aço para protensão são, geralmente, apresentadas em forma de barras rosqueadas com nervuras laminadas a quente. Uma bitola típica é a barra DYWIDAG φ 32. Os fios de aço para concreto protendido são padronizados pela NBR-7482.

O que é protensão completa?

A protensão completa, também chamada de total, é utilizada em casos de estruturas expostas a ambientes agressivos porque proporciona melhores condições de proteção das armaduras contra a corrosão. Nesses casos a protensão é de tanta intensidade que elimina completamente as tensões de tração no concreto.

Quais são os dois métodos de protensão de estruturas?

A aplicação das trações nos cabos pode ser feita de diversas formas, mas as mais comuns são a pré-tração e a pós-tração. Vamos falar um pouco mais sobre esses dois métodos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector