FAQ: O Que São Aditivos Aplicados Na Construção Civil?

O que é aditivo na construção civil?

Aditivos para concreto são produtos que adicionamos ao concreto ou a argamassas para modificar suas propriedades físicas. Sobretudo, são utilizados para adaptar a mistura de cimento, água, areia e brita com base no resultado almejado em uma obra.

Quais os aditivos mais utilizados na construção civil?

A lista a seguir apresenta os mais importantes tipos de aditivos utilizados no concreto.

  • Incorporadores de ar.
  • Plastificantes ou redutores de água.
  • Superplastificantes.
  • Modificadores de pega.
  • Modificador de viscosidade.
  • Aditivos para concreto usinado.

Quais são os principais tipos de aditivos?

Quais são os aditivos mais comuns?

  1. Aditivo plastificante.
  2. Aditivos superplastificantes.
  3. Aditivos aceleradores de pega.
  4. Aditivos retardadores de pega.
  5. Aditivos incorporadores de ar.
  6. Microssílica.
  7. Lubrificante e aglutinante.
  8. Polímeros.

Quais os tipos e finalidades da utilização dos aditivos nos concretos?

Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido, sendo exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura.

You might be interested:  Quanto Tempo Em Media Para Construir Uma Casa?

Para que serve o aditivo de concreto?

Os aditivos aceleradores são usados para acelerar o processo de transição entre o estado plástico para o estado endurecido do concreto, enquanto os retardadores adiam essa reação no processo.

O que é um aditivo para concreto?

Definição: Aditivos são produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.

O que são aditivos aceleradores de pega?

O aditivo acelerador de pega é um tipo de aditivo que possui a finalidade de diminuir o tempo de início de pega do concreto.

Qual o melhor aditivo para argamassa?

Aditivo líquido impermeabilizante – tecplus 1 Ideal tanto para concretos, quanto para argamassas, o tecplus 1 quartzolit é um aditivo líquido impermeabilizante que protege o material da infiltração da água. Pode ser encontrado em embalagens de 1L, 3,6L e 18L.

Qual o melhor aditivo plastificante para concreto?

VEDACIT ADITIVO PLASTIFICANTE para concreto permite a redução da água do concreto. Assim, além de aumentar as resistências mecânicas, proporciona concretos homogêneos, coesos e com menor permeabilidade.

Quais os tipos de cimento existentes no mercado?

Tipos de cimento Portland

  • Cimento Portland Comum (CP I)
  • Cimento Portland Composto (CP II)
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Como calcular aditivos para concreto?

Cálculo da dosagem do aditivo sobre o peso do cimento O consumo de um aditivo em um traço de concreto é definido em termos de sua massa sobre a massa de cimento. Caso o concreto seja composto por adições, além do cimento, o cálculo da dosagem do aditivo será feita com relação a soma dessas massas.

You might be interested:  Sonhar Com Apartamento Que Ja Morei?

O que é um aditivo polifuncional?

Aditivos polifuncionais melhoram o desempenho e durabilidade para concreto. Mas, hoje, vamos falar especificamente dos aditivos polifuncionais. Eles podem ser usados para alterar as propriedades dos elementos em que são aplicados, como a concretagem, seja em estado fresco ou endurecido.

Quais as características de argamassas que utilizam o cimento?

A contribuição do cimento nas propriedades das argamassas está voltada sobretudo para a resistência mecânica e durabilidade. Além disso, pelo fato de ser constituído por finas partículas, contribui na retenção da água de mistura.

Como funcionam e para que servem os aditivos plastificantes?

Os aditivos plastificantes são produtos que servem para aumentar a trabalhabilidade do concreto sem precisar aumentar também a quantidade de água adicionada à mistura. Isso acontece graças a um processo que ocorre com as partículas do cimento Portland em conjunto com o aditivo.

Como um aditivo plastificante atua na microestrutura do concreto?

Os aditivos plastificantes e superplastificantes têm como função a redução da quantidade de água na mistura e/ou de aumentar a fluidez do concreto fresco. Os efeitos dos superplastificantes tem sido amplamente investigados e os dividem em de primeira, segunda e terceira geração (ALCOFORADO, 2013).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector