FAQ: O Que São Brocas Na Construção Civil?

Qual deve ser a profundidade de uma broca?

Aliás, é muito difícil escavar manualmente com trado cavadeira, como é o caso da broca, para mais de 4 m; só se o terreno for muito pouco resistente, o que já é um mau sinal, sendo melhor adotar outro tipo de fundação. Particularmente, não é recomendável utilizar broca com mais de 4 m de profundidade.

O que é broca na construção civil?

Broca é: Estaca usada em fundações de casas simples, assentadas sobre terrenos que suportam pouco peso. O solo é perfurado manualmente com a ajuda de um instrumento chamado trado. A escavação atinge no máximo 4 metros de profundidade que serão preenchidos com concreto.

Qual a diferença entre broca e sapata?

A diferença básica é a função de cada um. Enquanto o bloco atua como elemento intermediário, transmitindo às fundações profundas as cargas provenientes da superestrutura, as sapatas transmitem diretamente ao solo a carga vindo dos pilares.

Qual a profundidade ideal de uma estaca?

O diâmetro da estaca varia de 20 a 50cm e a profundidade pode passar de 10 metros. Por este motivo as estacas são chamadas de fundação profunda. A profundidade deve ser maior que pelo menos duas vezes o diâmetro da estaca.

You might be interested:  Quanto Custa Construir Um Closet?

Quanto suporta uma broca?

A profundidade máxima depende do equipamento de escavação, mas normalmente o comprimento máximo é de 8 metros.

Para que serve a broca na construção?

As estacas brocas são tipos de fundações classificadas como profundas e moldadas in loco. Esse tipo de estaca, de forma geral, tem a função de transmissão dos esforços e cargas da edificação nas camadas mais profundas do solo. Já o diâmetro desta estaca é normalmente de 30 cm.

Em qual caso não utilizar fundação tipo broca?

Solos essencialmente arenosos: não é possível aplicar esse método pois, no momento da escavação, ocorre o desmoronamento das paredes da estaca. Solos com fragmentos de rochas, como saibros ou pedregulhos, podem ocasionar problemas na escavação.

Quantos ferros vai na broca?

Geralmente as brocas não são armadas, apenas levam pontas de ferro destinadas a amarrá-las à viga baldrame ou blocos. No entanto, certas ocasiões nos obrigam a armá-las e nesses casos, isto é feito com 4 (quatro) ferros e estribos em espiral ou de acordo com o projeto estrutural.

Qual a diferença entre estaca e sapata?

A estaca hélice contínua é caracterizada por ser um tipo de fundação profunda com estacas moldadas in loco. Já a sapata direta é um sistema de fundação rasa ou superficial. Caracterizada por elementos em concreto armado, normalmente, com formatos piramidais com bases quadradas, retangulares ou trapezoidais.

O que são blocos e sapatas qual sua importância e para que são utilizadas?

De modo geral, blocos de fundação, sapatas e estacas são fundações, ou seja, elementos que têm como finalidade transmitir a carga / peso de uma edificação diretamente para camadas mais resistentes do solo.

Quais as diferenças entre as estacas dos tipos hélice contínua e Franki?

As estacas franki também são fundações moldadas no local. A grande diferença entre este tipo de estaca e as escavadas é que o fuste é feito pelo processo de cravação e não pelo processo de escavação. Além disso, esta estaca se difere por possui em sua ponta um bulbo de concreto.

You might be interested:  Perguntar: O Que E Industrias De Construção?

Qual melhor broca ou sapata?

Mais simples e barata, a broca está entre as opções de fundação mais utilizadas, mas só é recomendada para casos de obras mais simples e de menor peso. Outra saída muito empregada é a estaca Strauss. Entre as estacas, é a mais econômica e suporta obras compactas, com peso mais concentrado.

Quando colocar sapata?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Como reforçar as brocas e suas interligações?

f) As brocas devem ser interligadas por vigas baldrames (vigas de rigidez) que, além de promoverem o travamento, servirão de base para as futuras paredes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector