FAQ: O Que São Sapatas Na Construção Civil?

Quando se usa sapata?

A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias.

Para que serve sapata na construção?

Além dessa, a NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”. Em outras palavras, ela é de extrema importância por fazer a sustentação do peso da construção, aumentando a distribuição da carga no solo.

O que é sapata na construção?

Sapata é um tipo de fundação superficial, feita de concreto armado, dimensionada para que a carga dos pilares seja transferida para o solo por meio de suas bases, que podem ser quadradas, retangulares ou trapezoidais. Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar quais são os tipos de sapatas mais usadas em construção.

Quais são os tipos de sapatas?

Quais são os tipos de sapatas de fundação?

  1. Sapata Isolada. Elemento estrutural dimensionado para comportar a carga de um único pilar.
  2. Sapata Corrida. Opção estrutural para a fundação de elementos contínuos, como os muros.
  3. Sapata Associada.
  4. Sapata de Divisa.
You might be interested:  Qual A Melhor Essencia Para Aromatizador De Banheiro?

Quando se usa sapata corrida?

A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. A sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, assim o peso da construção é distribuído linearmente para o solo.

Quais as vantagens da sapata corrida?

As vantagens das sapatas como fundação são:

  • Baixo custo.
  • Versatilidade.
  • Rapidez de execução.
  • Capacidade de construção sem peças e ferramentas especias no canteiro.
  • Pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.

Quando usar uma sapata isolada?

A sapata isolada é indicada para terrenos que aguentam bastante pressão e também quando a carga que será distribuída é pequena.

Qual concreto usar para sapata?

Sapata corrida: suporta cargas que vêm de elementos contínuos com cargas distribuídas linearmente, como muros, paredes e pilares ao longo de um mesmo alinhamento. É normalmente executada com concreto ciclópico ( concreto com adição de pedras de mão);

Qual a principal característica das sapatas isoladas?

A característica da sapata isolada é uma base em concreto armado e dimensionada para suportar a carga de estruturas, sendo responsáveis pelos possíveis esforços de tração flexão.

Qual o tamanho da sapata para 3 andares?

Vai depender do solu se vc achar pedra ate dois metro e meio fazer uma sapata de oitenta por oitenta de um mertro de fundura e depois cavar um piso no meio de dois a treis metro.

Qual o preço da sapata?

Em média, o metro quadrado da mão de obra para fazer sapata é entre R$ 150 e R$ 350.

Quais são os tipos de fundações?

Fundações rasas ou diretas Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

You might be interested:  Revestimento Cerâmico Que Imita Papel De Parede?

Como se chama o tipo de sapata a ser utilizada sobre a divisa do terreno?

Sapata de divisa ou Sapata Alavancada Assim, a sapata de divisa é mais usada em divisas de terrenos ou em estruturas próximas a algum obstáculo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector