FAQ: Para Que Serve Sapata Na Construção?

Quando se usa sapata?

A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias.

O que é sapata em uma obra?

Sapata é um tipo de fundação superficial, feita de concreto armado, dimensionada para que a carga dos pilares seja transferida para o solo por meio de suas bases, que podem ser quadradas, retangulares ou trapezoidais.

Porquê usar sapata isolada?

A principal vantagem do uso da sapata isolada é o custo mais acessível, além da rapidez de execução e também a capacidade de construção sem necessidade de muitas ferramentas ou equipamentos especiais. Quando bem planejada, a sapata isolada não exige muita escavação.

Quando se usa sapata corrida?

A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. A sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, assim o peso da construção é distribuído linearmente para o solo.

Quais as vantagens da sapata corrida?

As vantagens das sapatas como fundação são:

  • Baixo custo.
  • Versatilidade.
  • Rapidez de execução.
  • Capacidade de construção sem peças e ferramentas especias no canteiro.
  • Pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.
You might be interested:  Qual O Custo Do Metro Quadrado De Asfalto?

O que é uma sapata isolada?

As sapatas isoladas são normalmente utilizadas para fundações rasas, de modo a suportar cargas transferidas por vigas ou pilares, por exemplo. As sapatas isoladas podem ser executadas em concreto simples ou armado. Este programa permite dimensionar a sapata e estimar assentamentos, rotações e a capacidade de carga.

Quais os tipos de sapatas na construção civil?

Quais são os tipos de sapatas de fundação?

  1. Sapata Isolada. Elemento estrutural dimensionado para comportar a carga de um único pilar.
  2. Sapata Corrida. Opção estrutural para a fundação de elementos contínuos, como os muros.
  3. Sapata Associada.
  4. Sapata de Divisa.

Qual a distância mínima de uma sapata para outra?

Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.

Onde colocar as sapatas?

Esse tipo de sapata é comum em construções de pequeno porte. Como exemplo, podem ser citadas casas e edificações de baixa altura, galpões, muros de divisa e de arrimo, paredes de reservatórios e piscinas, entre outros. Geralmente não há necessidade de usar máquinas especiais para a escavação.

Quando usar viga de travamento?

Viga de Travamento Utilizada para o alinhamento das fôrmas de vigas, paredes e pilares. Permite a livre passagem das barras de ancoragem, com altura dimensionada para uso de barras com flange e porca.

Como executar a sapata isolada?

Execução da sapata isolada Para a correta execução do projeto, as colunas de arranque devem ser posicionadas de forma perpendicular, e bem no centro da sapata. Se o terreno está abaixo do nível da rua, também é necessário utilizar as chamadas caixarias. Ou seja, tábuas de madeira que darão formato às sapatas.

You might be interested:  Apartamento Que Aceita Permuta Em Bh?

Qual a principal característica das sapatas isoladas?

A característica da sapata isolada é uma base em concreto armado e dimensionada para suportar a carga de estruturas, sendo responsáveis pelos possíveis esforços de tração flexão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector