FAQ: Porquê E Como Elaborar O Projeto De Gerenciamento De Resíduos Da Construção Civil?

Como elaborar um Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil?

Onde e quando é necessário fazer um PGRCC?

  1. Dados do contratante.
  2. Dados da contratada.
  3. Dados do responsável técnico da obra.
  4. Dados do responsável técnico do PGRCC.
  5. Dados do empreendimento.
  6. Cronograma.
  7. Descrição das quantidades e tipos de resíduos.
  8. Triagem e acondicionamento.

O que é Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil – PGRSCC é um documento técnico que indica qual a quantidade de resíduo gerada (por tipo de resíduo – conforme a Resolução CONAMA N° 307/2002) oriunda de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da

O que é Pgrcc e qual a importância deste documento para um engenheiro civil?

Para evitar problemas legais, uma construtora deve fazer um Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil ( PGRCC ). Esse planejamento indica a quantidade de materiais descartados e a melhor maneira de dar um destino correto aos resíduos.

You might be interested:  O Que É Banheiro Em Ingles?

Como calcular quantidade de resíduos da construção civil?

Para o cálculo da quantidade do resíduos, em peso, multiplicar a área total a ser construída (informado no item 3.1) por 150 kg/m² (Fonte: Tarcísio de Paula Pinto). Somar a esta quantidade, o peso obtido no item 3.2 (demolição), obtendo o peso total dos resíduos gerados.

O que deve conter em um Pgrcc?

O PGRCC deverá descrever as ações relativas ao manuseio, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte interno e externo, tratamento e disposição final de todos os resíduos gerados durante a execução da obra.

Em qual etapa da obra deve ser feito o PGRS?

A empresa deve elaborar o PGRS e disponibiliza-lo aos órgãos ambientais anualmente. Ou seja, a cada 12 meses o documento deve ser renovado.

Quem pode fazer o Pgrcc?

O PGRCC deverá ser elaborado por todos os empreendimentos considerados grandes geradores de resíduos da construção. Sua elaboração é oficialmente solicitada na Guia Amarela ou através da consulta expedida pelo Conselho Municipal de Urbanismo.

Quais são os resíduos da construção civil?

Exemplos de resíduos que encontram-se nessa categorias são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, azulejos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.

Para que serve o Pgrcc?

O PGRCC objetiva o levantamento de todo ciclo de vida dos resíduos, desde a sua geração até seu descarte final. Relembramos que os RCC são aqueles gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação escavação de terrenos para obras civis.

Qual a importância do gerenciamento de resíduos da construção civil?

O correto manuseio e gerenciamento de resíduos na construção civil não só diminui os índices de desperdício e os gastos com materiais, como também cumpre papel sustentável.

You might be interested:  Quanto Custa Um Saco De Cimento 2022?

Porque fazer gerenciamento de resíduos?

Com o gerenciamento são evitadas contaminações de solo e água, disseminação de doenças e muitas outras formas de destruição ambiental. Uma empresa comprometida com a gestão de resíduos demonstra compromisso social e com o meio ambiente, além de ser mais sustentável e ter maior potencial competitivo.

Como calcular a quantidade de resíduos?

Segundo o Censo do IBGE (2010) a população guanhanence na área urbana sede é de 22.866 habitantes, sendo assim, para calcular a geração per capita de resíduos do município utilizou-se a equação descrita abaixo: Geração per capita = Rota 1 + Rota 2 + Rota 3 / Número total de hab. área urbana sede.

Quanto de lixo a construção civil gera?

Éessencial a fiscalização dos órgãos ambientais sobre a correta destinação destes resíduos, tendo em vista que o Brasil produz 84 milhões de m3 aproximadamente, de resíduos oriundos da construção civil e da demolição, segundo dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição (Abrecon)

Como fazer um Pgrcc?

o que é PGRCC? como elaborar um PGRCC. No PGRCC, o manejo dos resíduos é detalhado de tal forma que são especificados:

  1. classificação;
  2. especificação;
  3. volume produzido;
  4. forma de acondicionamento;
  5. forma de armazenamento;
  6. transporte externo;
  7. tratamento;
  8. destinação/disposição final.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector