FAQ: Qual A Aplicação Da Massa Especifica Na Construção Civil?

Para que serve o ensaio de massa específica?

Este método estabelece a determinação da massa específica e absorção do agregado graúdo. A massa específica pode ser expressa como Massa Específica Aparente (Bulk) Seca, Massa Específica Aparente (Saturada-Superfície Seca (SSD)) ou Massa Específica Real (Apparent).

Qual a diferença entre massa unitária é massa específica?

o volume ocupado pelas partículas do agregado, • os poros existentes dentro das partículas, • massa específica e a massa unitária do agregado. A massa específica é definida como a massa do material por unidade de volume, excluindo os poros internos das partículas (vazios).

Qual a massa específica da areia?

A massa especifica da areia é dada por: Amostra 1(M1): P= 2,61g/cm³ Amostra 2(M2): P=2,63g/cm³ Resultado Final P= M1-M2 P= 2,63g/cm³-2,61g/cm³ P= 0,02g/cm³ 4. CONCLUSÃO O ensaio foi realizado seguindo as recomendações estabelecidas pela norma NBR 9776:1987.

Qual é a massa específica do cimento?

Sua massa é colocada em um cesto de tela e determinada quando imerso em água destilada (Mi), determinando a seguir a temperatura da água. O material é seco em estufa até constância de massa e determinada sua massa seca. Por fim, a massa específica dos grãos do solo é calculada com uma expressão dada pela norma.

You might be interested:  Qual A Cor Ideal Para Pintar Um Apartamento Pequeno?

Para que serve a massa específica aparente?

Massa específica aparente seca é a massa específica de um solo seco determinada pelo seu correspondente volume deslocado de água. É ensaio feito em análise de solos consistindo na verificação da variação do peso e volume de um recipiente contendo água quando nele o seco.

Para que serve a massa unitária?

Massa unitária de um agregado é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos. É utilizada para transformar massa em volume e vice-versa.

Qual a finalidade dos ensaios de massa unitária é massa específica?

Já o ensaio de determinação da massa unitária consiste em especificar o volume da amostra do cimento, mas desta vez levando-se em consideração os vazios existentes entre os grãos. Por último, o ensaio de finura tem por finalidade analisar o tamanho dos grãos de cimento.

O que é massa específica dos grãos?

É a relação entre a massa dos grãos de um solo e o seu volume real. É uma característica física dos solos, sendo função dos seus constituintes mineralógicos.

O que é o inchamento da areia?

Inchamento de agregado miúdo: Fenômeno de variação do volume aparente provocado pela adsorção de água livre pelos grãos e que incide sobre sua massa unitária. A areia na obra apresenta-se normalmente úmida e o teor de umidade varia normalmente de 4 a 6%. É maior para areias mais finas.

Como calcular massa específica real?

– Massa específica real: É a massa da unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos. Sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman.

You might be interested:  Quanto Tempo Fica O Cimento Cirurgico?

Qual a massa específica do cimento Portland?

No caso de cimento portland a massa (m) é de aproximadamente 60 g. do nível do líquido. que não subam borbulhas de ar para a superfície do líquido.

Qual é o volume de um saco de cimento?

A título de curiosidade, um saco de cimento com 50 kg tem em média 36 litros ou 0,036 m³.

Quanto de cimento vai em 1 m3 de concreto?

Para 1 m³ de concreto, se o traço é 4,8:0,6:0,6, Isso significa 4,8 sacos de cimento, 0,6 metros cúbicos de areia e 0,6 metros cúbicos de brita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector