FAQ: Qual A Função Da Estaca Na Construção?

Para que servem as estacas?

As estacas são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo. A transmissão das cargas para o solo é feita de duas formas, pelo atrito lateral entre a estaca e o solo e pela resistência de ponta da estaca.

Quando usar estacas na construção?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.

Qual a função da estaca broca?

As estacas brocas são tipos de fundações classificadas como profundas e moldadas in loco. Esse tipo de estaca, de forma geral, tem a função de transmissão dos esforços e cargas da edificação nas camadas mais profundas do solo.

O que substitui o Bate-estaca?

As denominadas construções verdes substituíram definitivamente a fundação bate – estaca pela helicoidal? Em situações onde não possam ser gerados vibrações e excesso de poluição sonora, a fundação tipo hélice-contínua monitorada é a mais indicada para edifícios altos.

You might be interested:  Os leitores perguntam: Qual O Metal Mais Utilizado Na Construção Civil?

Para que serve as estacas de madeira?

Estacas de madeira: São utilizadas abaixo do nível d’água. Já a ponta da estaca de madeira deve ter diâmetro maior do que 15 cm e devem ser protegidas com ponteira de aço quando for necessário penetrar camadas resistentes do solo. A cravação é geralmente executada com martelo de queda livre.

Quando usar estacas Franki?

A estaca franki (que suporta cargas entre 500 a 1700 KN) é indicada para quando a camada resistente é localizada em profundidades que sejam variáveis, e no caso de terrenos que possuam pedregulhos ou matacões pequenos e relativamente dispersos.

Quando fazer Tubulao?

Esse tipo de fundação é utilizado em obras que precisam suportar cargas elevadas, como na construção de pontes, viadutos e edifícios de grande porte, em áreas com dificuldade de adoção de técnicas de fundação mais mecanizadas.

Quanto custa para bater estacas?

Estaca Strauss preço geral de mercado. A estaca strauss preço alto pode variar principalmente conforme o tamanho que possa ser exigido na execução da obra, porém, acha-se no mercado em geral, valores que giram em torno de 20 a 50 reais por metro.

Quais as quatro fases para execução de estacas brocas?

Quanto a Execução 1 – Escavação manual da estaca; 2 – Apiloamento do fundo da estaca; 3 – Concretagem da estaca; 4– Colocação da armadura da estaca.

O que é uma broca na construção civil?

Broca é: Estaca usada em fundações de casas simples, assentadas sobre terrenos que suportam pouco peso. O solo é perfurado manualmente com a ajuda de um instrumento chamado trado. A escavação atinge no máximo 4 metros de profundidade que serão preenchidos com concreto.

You might be interested:  Quanto Gasta Para Construir Um Barracão?

O que é broca de fundação?

Já a broca é uma situação diferente: embora não seja efetivamente uma fundação direta, também não é uma fundação profunda, pois está muito sujeita às condições da superfície do solo – infiltração de água e eventuais escavações em suas proximidades, fatores que não afetam uma fundação profunda.

O que é bater as estacas?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Mús, por ext Diz-se de ou ritmo com marcação persistente e pouco variada, usado, geralmente, em música eletrônica, numa alusão aos sons produzidos por essa máquina.

Quais construções são feitas sobre estacas?

PALAFITA – EM REGIÕES ALAGADAS E NAS MARGENS DE RIOS, É COMUM ENCONTRAR CASAS DE MADEIRA APOIADAS SOBRE ESTACAS FINCADAS NO FUNDO DOS RIOS. IGLU – PEQUENAS CASAS FEITAS DE BLOCO DE GELO, LOCALIZADAS EM REGIÕES GELADAS ONDE MORAM OS ESQUIMÓS. OCAS – SÃO CONSTRUÇÕES GRANDES SEM DIVISÕES INTERNAS E SEM JANELAS.

Quais as principais diferenças entre estacas cravadas e estacas escavadas?

Detalhe importante: neste tipo de fundação não há descida de operários. As estacas podem ser: Cravadas: por percussão (golpes de martelo), prensagem (com macaco hidráulico) ou vibração. Escavadas: há retirada de material, podendo ser do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua ou estaca raiz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector