Indique A Construção Em Que A Concordância Nominal Está Correta?

Está correta a concordância nominal em?

Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping. b) Se o adjetivo vier antes de dois ou mais substantivos, concordará com o mais próximo.

Como explicar concordância nominal?

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

Quais são os casos especiais de concordância nominal?

Casos especiais de concordância nominal

  • Palavras: mesmo, próprio, só, extra, junto, leso, quite, obrigado, anexo, apenso e incluso.
  • Expressões: é preciso, é necessário, é bom, é proibido, é permitido.
  • Substantivo com valor contextual de adjetivo.
  • Verbos no particípio.
  • Pronome indefinido neutro + preposição “de” + adjetivo.

Estão corretas as concordâncias nominais exceto?

Estão corretas as concordâncias nominais, exceto: a) A sala e os quartos estavam desarrumados. b) Perdi a primeira e a segunda aulas. c) Visitei uma exposição de esculturas e quadros raras.

You might be interested:  Qual A Medida Da Porta De Banheiro?

É proibido entrada de visitantes nesta área?

É proibida a entrada de visitantes nesta área do parque. Quanto ao primeiro enunciado, este se encontra grafado de acordo com o padrão formal da linguagem, pois a concordância entre o substantivo e o adjetivo não foi realizada em virtude da não existência de um determinante (no caso, o artigo).

Quais são os tipos de concordância nominal?

Concordância nominal

  • O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo.
  • Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar.
  • Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo:
  • O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.

O que é a regra geral da concordância nominal?

Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

O que é concordância exemplos?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

O que é um erro de concordância nominal?

Erro de concordância nominal Se um nome se encontra, por exemplo, no masculino singular, o adjetivo que lhe está anteposto ou posposto deve também ser equivalente em género e número. O mesmo deve acontecer com o determinante. Veja o exemplo: “O aluno estudioso”.

Quais são os tipos de concordância?

A concordância pode ser de dois tipos: concordância nominal e concordância verbal.

Como é feita a concordância do adjetivo nas frases?

Quando um ou mais adjetivos modificam dois ou mais substantivos que os antecedem, há duas possibilidades de concordância. a) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo. Exemplo: O macaco e a onça enfurecida foram para a parte de trás da jaula.

You might be interested:  O Que É Melhor Cimento Ou Argamassa?

Como ocorre a concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Como instrumentos bastantes para os fins colimados?

Questão 1. (FCC) Elas _____ providenciaram os atestados, que enviaram _____ às procurações, como instrumentos _____ para os fins colimados. Alternativa a: mesmas, anexos, bastantes. “mesmo” deve concordar com o nome a que se refere, portanto, o correto é dizer “elas mesmas”.

E sete horas ou são sete horas?

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector