Contents
- 1 Qual a metragem de construção que é isenta de INSS?
- 2 O que acontece se eu não pagar o INSS da obra?
- 3 Quanto tempo caduca INSS de obra?
- 4 Como comprovar decadência de obra?
- 5 Como é calculado o INSS de uma construção?
- 6 Como retirar a certidão negativa do INSS da obra?
- 7 Quem tem que pagar o INSS de obra?
- 8 O que é aviso para regularização de obra?
- 9 Quem é que paga o ISS de uma obra?
- 10 Quanto tempo prescreve o ISS?
- 11 O que é o prazo decadencial?
- 12 Quanto tempo demora a diso?
- 13 Como regularizar obra decadente?
- 14 Como regularizar obra por decadência?
- 15 Como obter CND de obra antiga?
Qual a metragem de construção que é isenta de INSS?
Nenhuma contribuição é devida à seguridade social se a construção residencial for unifamiliar, com área total não superior a setenta metros quadrados, destinada a uso próprio, do tipo econômico e tiver sido executada sem a utilização de mão-de-obra assalariada.
O que acontece se eu não pagar o INSS da obra?
“Caso ela se negue pode ter que pagar multa sobre o valor. A quantia pode variar de 75% a 125% a mais”, explica. O auditor explica que para fazer a regularização o indivíduo deve procurar a Receita Federal. Em alguns casos, a dívida pode ser parcelada.
Quanto tempo caduca INSS de obra?
Dessa forma, o Fisco possui o prazo de 5 anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte ao término da obra, para realizar o lançamento de ofício substitutivo.
Como comprovar decadência de obra?
Da mesma forma, a data de término da obra pode ser comprovado por um dos seguintes documentos:
- habite-se, Certidão de Conclusão de Obra (CCO);
- um dos respectivos comprovantes de pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em que conste a área da edificação;
Como é calculado o INSS de uma construção?
Para os primeiros 100 metros da construção, multiplica-se pelo CUB e aplica 4%.
- De 100 a 200 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 8%.
- De 100 a 200 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 8%.
- De 200 a 300 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 14%.
- Acima de 300 metros, multiplica-se pelo CUB e aplica 20%.
Como retirar a certidão negativa do INSS da obra?
Para solicitar a CND INSS da Obra, o proprietário da construção deve enviar à Receita Federal a Declaração e Informações sobre a Obra (Diso). O documento pode ser enviado pelo site da Receita, para que o órgão possa validar as principais informações sobre a obra.
Quem tem que pagar o INSS de obra?
220 do Decreto 3.048/1999, são responsáveis pelas obrigações previdenciárias decorrentes de execução de obra de construção civil: O proprietário do imóvel; O dono da obra; O condômino da unidade imobiliária não incorporada e a empresa construtora.
O que é aviso para regularização de obra?
O aviso para regularização de obra é uma comunicação para alertá-lo sobre a necessidade de regularizar uma obra que está sob sua responsabilidade.
Quem é que paga o ISS de uma obra?
Quem deve pagar ISS na construção civil? Todo prestador de serviço, empresa ou autônomo, assim que emite nota, será cobrado uma taxa pré-determinada proporcional ao valor da nota fiscal. E esse é apenas um dos impostos que os prestadores pagam. Outros exemplos são PIS, COFINS, imposto de renda e contribuição social.
Quanto tempo prescreve o ISS?
O crédito tributário prescreve após decorridos cinco anos da sua constituição definitiva. No caso do ISSQN, não tendo sido informado o tributo devido pelo contribuinte, o fisco municipal tem o prazo decadencial de cinco anos para constituir o crédito através do lançamento (art.
O que é o prazo decadencial?
1. Período decadencial. É o período ou prazo fixado em lei para se requerer um direito. Já a decadência é a perda do direito por não haver exercido-o no prazo fixado em lei.
Quanto tempo demora a diso?
Após o pagamento da GPS (se for necessário), aguarde 5 dias úteis e consulte, no canal abaixo, se a certidão foi emitida pela rotina automática. Se a certidão estiver disponível, solicite a liberação por meio do serviço Emitir certidão de regularidade fiscal, relacionado ao lado.
Como regularizar obra decadente?
Decadência parcial: Se a obra foi iniciada em período reconhecido pelo sistema como decadente, o cálculo das contribuições sociais será feito somente sobre o valor da mão de obra apurado nos meses não decadentes, ou seja, será feito um cálculo proporcional em relação ao que foi construído há mais de 05 (cinco) anos e
Como regularizar obra por decadência?
Neste caso que tem decadência é feito duas aferições para esse CNO, uma aferição em cada mês. Primeiro faz uma aferição parcial com a data de decadência e assim que virar o mês faz a aferição com a área pagar. No final terá duas CND para o mesmo CNO.
Como obter CND de obra antiga?
Para emitir a certidão é necessário informar o número de aferição, composto pelo número de inscrição no Cadastro Nacional de Obra (CNO) seguido do número de ordem da aferição, informado pelo Sero.