O Que É Contenção Na Construção Civil?

O que é uma obra de contenção?

OBRAS DE CONTENÇÃO Estruturas de contenção ou de arrimo são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha. São estruturas que fornecem suporte a estes maciços e evitam o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos.

O que é contenções?

A contenção é feita por meio da introdução de uma estrutura ou de elementos estruturais compostos, que apresentam rigidez suficiente para absorver os esforços provenientes do maciço de terra a ser arrimado e ainda limitar os deslocamentos horizontais a níveis toleráveis.

O que são os sistemas de contenção e quando são necessários?

O objetivo da etapa de contenções em uma obra é brecar as alterações provocadas pelas interferências. Além disso, os sistemas de contenção se tornaram soluções praticamente indispensáveis, especialmente, para edificações que necessitam de partes do subsolo para a construção de galerias e estacionamentos.

Quais são os tipos de contenções explique cada um deles?

Os tipos de contenções utilizadas atualmente são:

  • · Solo grampeado.
  • · Terra armada.
  • · Muros de arrimo por gravidade.
  • · Muros de arrimo por flexão.
  • · Gabiões.
  • · Cortina atirantada.
  • · Crib-walls.
  • · Aterro reforçado.
You might be interested:  Quanto Saco De Cimento Vai Por Metro Quadrado?

Como podem ser definido obras de contenção do solo?

Estruturas de contenção ou de arrimo são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha.

Para que servem as estruturas de contenção?

São estruturas projetadas para resistir a empuxos de terra e/ou água, cargas estruturais e quaisquer outros esforços induzidos por estruturas vizinhas ou equipamentos adjacentes (Joopert Jr., 2007). A estrutura de contenção deve proporcionar a integridade dos vizinhos durante a escavação.

O que são contenções provisórias?

Como vimos, as contenções provisórias são aquelas de caráter transitório, sendo preferencialmente removidas cessada a sua necessidade. Nelas, são principalmente empregados três processos executivos: • contenções de madeira; • contenções com perfis cravados e madeira; • contenções com perfis metálicos justapostos.

O que é o solo grampeado?

Solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes que consiste, basicamente, no uso de elementos chumbadores enterrados. O método se faz presente na execução de estradas, túneis, remediações de deslizamento, entre outras obras.

Como é o aparelho de contenção?

De um modo geral, o aparelho de contenção nada mais é do que um aparelho, móvel ou fixo, utilizado especialmente para que os dentes não se movam no final de um tratamento odontológico. Ele fica atrás dos dentes frontais e consiste basicamente em um fio de aço preso aos dentes.

Quando devemos usar contenção nos solos?

Elas são necessárias quando a estrutura geológica de um terreno é alterada, seja por cortes ou escavação, uma vez que essas pioram a estabilidade do solo. Como a água é o principal fator na alteração da estabilidade, independentemente do método de contenção, é imprescindível um sistema de drenagem adequado.

You might be interested:  Perguntar: Tbi Construção O Que É?

Quais os tipos de contenção Ortodontica?

Normalmente é um aparelho móvel, mas pode ser de vários tipos de acordo com a preferência do Ortodontista.

  • Contenção Ortodôntica tipo Hawley.
  • Contenção Estética Ortodôntica tipo Placa a vácuo.
  • Contenção Ortodôntica Estética tipo Placa Hawley.

Quais os tipos de muros de contenção?

É possível subdividir os tipos de muros de contenção de solo em duas classes: gravidade e flexão. Os muros de gravidade podem ser do tipo alvenaria de pedra, concreto ciclópico, gabião ou muro de pneus.

  1. Muros de Alvenaria de Pedra.
  2. Muros de Concreto Ciclópico.
  3. Muro Gabião.
  4. Muro de Pneus.

Como são classificadas as estruturas de contenção?

As estruturas de contenção podem ser designadas por autoportantes, monoapoiadas e multiapoiadas. As cortinas autoportantes são enterradas no solo e, devido à mobilização do empuxo passivo à frente da cortina, é dispensado qualquer outro elemento de apoio.

Para que tipos de obras os sistemas de contenções são indicados?

São indicados para terrenos com desníveis pequenos ou médios. Podem ser executados com materiais como alvenaria, concreto, gabiões ou pedras argamassadas.

O que é contenção de terra?

A contenção por terra armada, também conhecida como solo reforçado, foi desenvolvido e patenteado, em 1963, pelo arquiteto-engenheiro francês Henry Vidal. A técnica de reforço de solo é composta por um maciço contido por placas pré moldadas de concreto, chamadas também de escamas, que funcionam como face da contenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector