Contents
- 1 O que é eflorescência?
- 2 O que significa eflorescência na construção civil?
- 3 Como ocorre a eflorescência?
- 4 O que é eflorescência em piso?
- 5 Como tratar eflorescência na parede?
- 6 O que é eflorescência no revestimento?
- 7 Como curar eflorescência?
- 8 O que é eflorescência do concreto?
- 9 Qual o malefício que os sais solúveis trazem a produtos cerâmicos?
- 10 Como ocorre a lixiviação do concreto?
- 11 Qual diferença de lixiviação e eflorescência?
- 12 O que é o processo de carbonatação?
- 13 O que é lixiviação na parede?
- 14 O que é eflorescência na pintura?
- 15 Qual é a principal causa de eflorescência caracterizada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada?
O que é eflorescência?
A eflorescência é uma espécie de depósito de cristais provenientes de sais que estavam dissolvidos na água e que, após sua evaporação, formam manchas na superfície.
O que significa eflorescência na construção civil?
As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.
Como ocorre a eflorescência?
O surgimento da eflorescência se dá em materiais porosos (como concreto, argamassa, tijolo, pedra e cerâmica) e pode ser explicado de maneira simples: quando a água se infiltra, ela acaba dissolvendo sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio.
O que é eflorescência em piso?
A eflorescência é uma das patologias mais recorrentes no cimento, caracterizada pelo surgimento de manchas brancas – também conhecidas como depósitos cristalinos esbranquiçados – na superfície do revestimento, comprometendo a aparência.
Como tratar eflorescência na parede?
E como tratar? É possível remover a eflorescência fazendo uma limpeza com ácido acético. Contudo, dependendo do nível de degradação, pode ser necessário fazer uma nova camada de revestimento. Já para evitar que a eflorescência apareça novamente, é preciso descobrir por onde a água está infiltrando.
O que é eflorescência no revestimento?
A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.
Como curar eflorescência?
No caso da eflorescência já ter aparecido, deve-se realizar a limpeza com ácido acético em paredes e fachadas e observar o nível de água e se ele é recorrente. A fim de eliminar a causa, deve-se corrigir com um dreno, no caso de piscinas.
O que é eflorescência do concreto?
A eflorescência é resultado da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries (foto: shutterstock/Prinya Kinlumduan) Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.
Qual o malefício que os sais solúveis trazem a produtos cerâmicos?
Os sais presentes no solo e/ou nos materiais utilizados na construção civil podem afetar as alvenarias e concretos, pela sua deposição na região interior ou exterior das construções.
Como ocorre a lixiviação do concreto?
A lixiviação do concreto é uma das manifestações patológicas mais comuns. Ela é causada basicamente pelo contato da estrutura com a água. Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto.
Qual diferença de lixiviação e eflorescência?
A lixiviação faz parte do processo do surgimento da eflorescência, porque consiste no acúmulo de hidróxido de cálcio na superfície. A lixiviação é o fenômeno de entrada de água dentro do concreto, dissolvendo o Ca(OH)2 e Mg(OH)2, presentes no cimento, e trazendo-os até a superfície.
O que é o processo de carbonatação?
A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).
O que é lixiviação na parede?
SIGNIFICADO DE LIXIVIAÇÃO Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência.
O que é eflorescência na pintura?
A eflorescência acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido a infiltração nas paredes de reboco novo ou velho. Acontece a migração de sais solúveis provocando manchas esbranquiçadas na pintura.
Qual é a principal causa de eflorescência caracterizada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada?
são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas. é o estágio seguinte da eflorescência.