O Que É Embasamento Construção Civil?

O que é o embasamento de uma obra?

Designa a base saliente de uma pilastra, ou de um rodapé de cantaria de uma fachada, que está saliente do plano desta.

O que é embasamento da edificação?

EMBASAMENTO – Parte da edificação composta pelos pavimentos inferiores, cujas dimensões horizontais excedem a projeção dos pavimentos superiores. ESPAÇO LIVRE – Espaço não edificado, de domínio público ou privado, com ou sem cobertura vegetal remanescente.

O que é uma alvenaria de embasamento?

A alvenaria de embasamento corresponde às fiadas executadas sobre o alicerce ou viga baldrame, permitindo a passagem de tubulações sem danificar a fundação, o nivelamento do piso e a contenção lateral para aterros do piso.

Como é feita a alvenaria de embasamento?

A alvenaria de embasamento pode ser de tijolo maciço ou de bloco de concreto assentada com argamassa de cimento e areia no traço 1:4. O tijolo maciço é o mais utilizado devido as suas dimensões facilitando as diversas espessuras da alvenaria de embasamento.

O que é pilar de arranque?

Sapata ou maciço de betão onde assenta um pilar.

O que é altura do embasamento?

4º As edificações poderão apresentar embasamento que exceda a projeção dos pavimentos superiores. § 1º O embasamento deverá respeitar o afastamento frontal mínimo e a superfície livre mínima do terreno. § 2º A altura máxima do embasamento será de doze metros em quaisquer dos usos.

You might be interested:  O Que Fazer Apartamento Novo?

Como deve ser feito o Encunhamento?

A execução do encunhamento acontece com o preenchimento da folga entre a viga e a alvenaria em toda a sua espessura com o material escolhido. Após a finalização da estrutura, é importante o retardamento máximo possível do início da execução do encunhamento, garantindo a livre movimentação inicial da estrutura.

Quando se usa sapata?

A sapata corrida é uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. A sapata corrida é uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, assim o peso da construção é distribuído linearmente para o solo.

Qual o cálculo da alvenaria de embasamento?

Portanto, fique atento as bases de composições que você utiliza para quantificar com a unidade certa. Nossa quantificação seria: (20 x 0,30 x 0,14) = 0,84 m³ de alvenaria de embasamento.

Para que serve o embasamento?

Embasamento é o alicerce, a base e o fundamento de algo ou alguma coisa. No âmbito da arquitetura, esta palavra é usada como sinônimo da sustentação que é feita numa construção. A partir do seu sentido figurado, embasamento ainda pode significar tudo aquilo que serve para fundamentar algo, como conceitos, ideias e etc.

O que é embasamento com pedra argamassada?

Alvenaria de Pedra Argamassada Ou seja, um sistema construtivo que utiliza pedras grandes, ligadas por uma argamassa. Assim, é comumente utilizado em muros de divisa e na base de monumentos.

Como impermeabilizar alvenaria de embasamento?

Com uma trincha, aplique duas demãos cruzadas, respeitando o consumo indicado e o intervalo entre elas. Depois de endurecido, molhe abundantemente por, no mínimo, 3 dias. Além disso, é possível utilizar pintura asfáltica.

Quais são os tipos de alvenaria existentes?

Os mais conhecidos e utilizados são:

  • Blocos de concreto estrutural.
  • Blocos de concreto de vedação.
  • Blocos de concreto celular autoclavados ou somente Bloco de concreto celular.
  • Tijolo cerâmico.
  • Tijolos de vidro.
  • Blocos de solo-cimento.
  • Blocos cerâmicos.
  • Blocos de Silício-Calcário.
You might be interested:  O Que Causa Mau Cheiro No Banheiro?

Como é feita a alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector