O Que É Gerenciamento De Resíduos Da Construção Civil?

O que é gestão de resíduos da construção civil?

Os Resíduos da Construção Civil (RCC), segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos são: “os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis”.

O que é Plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGCC) é um documento técnico que identifica a quantidade de geração de cada tipo de resíduos proveniente de construções, reformas, reparos, demolições de obras civis e da preparação e escavação de terrenos.

Como fazer gestão de resíduos na construção civil?

Plano de gestão de resíduos na construção civil

  1. Processo: crie um processo de segregação que facilite a triagem dos resíduos para posterior reciclagem ou descarte.
  2. Descarte: defina o local para descarte de cada tipo de resíduo com identificação por categoria e especificação.
You might be interested:  Quanto Irei Gastar Para Construir Uma Casa?

Quais os principais resíduos da construção civil?

Exemplos de resíduos que encontram-se nessa categorias são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, azulejos, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc.

O que é o gerenciamento de resíduos?

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e

Qual a finalidade dos resíduos da construção civil?

Sendo assim, concluímos que os resíduos da construção civil quando são destinados de forma ambientalmente correta garante a qualidade ambiental e reduz impactos negativos para a sociedade.

Quem são os responsáveis pela implementação do Plano Integrado de Gerenciamento de resíduos da construção civil?

A resolução 307/2002 incumbe os municípios de elaborar e implantar o Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, resolvendo o problema dos pequenos geradores; atribuindo o exercício das suas responsabilidades em conformidade com os critérios técnicos do sistema de limpeza urbana local.

O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico, com valor jurídico que demonstra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente adequada.

O que deve conter em um Pgrcc?

O PGRCC deverá descrever as ações relativas ao manuseio, segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte interno e externo, tratamento e disposição final de todos os resíduos gerados durante a execução da obra.

Como deve ser feita a disposição de resíduos da construção civil no canteiro de obras?

” Os resíduos devem ser separados de acordo com a sua classificação (A, B, C e D) e depositados nas áreas específicas previstas no Projeto do Canteiro de Obras.” A separação facilita a remoção e o encaminhamento à destinação diferenciada.

You might be interested:  Pergunta: Em Que Ano Começou A Construção Da Basilica De Aparecida?

Como é gerenciado gestão de resíduos de construção e demolição na construção civil?

Para atender ao gerenciamento de tais resíduos, as obras devem ser direcionadas através de um plano, conhecido como Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC. Este plano deve atender as diretrizes para obtenção de resultados eficientes e eficazes no processo de gestão de resíduos sólidos.

Como deve ser realizada a gestão de resíduos sólidos gerados nas obras?

O ideal é que esse processo seja iniciado na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), um documento técnico que conta com os cálculos da quantidade de todos os tipos de resíduos previstos nas obras e que estabelece todos os processos para minimizá-los.

Quais são os resíduos da construção civil por categoria?

Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Podem ser de classe A, classe B, classe C ou classe D. Dentre eles, destacam-se:

  • Papel e papelão.
  • Plásticos.
  • Metais.
  • Vidros.
  • Madeiras.
  • Gesso.

Como são classificados os resíduos da construção civil?

Não perigosos; Resíduos classe II A – Não inertes. Comumente, os resíduos da construção civil estão enquadrados na Classe II B. Entretanto, a presença de tintas, solventes, óleos e outros derivados podem mudar a classificação do RCD’s para Classe I ou Classe II A.

O que significa reduzir resíduos da obra?

É uma necessidade adotar medidas e planos de gerenciamento que visem minimizar a geração dos resíduos na construção civil produzidos orientando seu correto acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector