O Que É O Tempo De Pega Do Cimento?

O tempo de pega pode ser definido como o início de pega – momento no qual a pasta adquire consistência e se torna não trabalhável, ou seja, tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura – e o fim de pega, que é o tempo necessário para solidificar completamente, entretanto, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.
Na prática, os tempos de pega referem-se às etapas do processo de endurecimento, solidificação ou enrijecimento do cimento e, em consequência, do concreto. Também são utilizados os termos perda de plasticidade, perda de trabalhabilidade ou ainda cristalização para o entendimento destes tempos.

Como calcular o tempo de fim de pega de cimento?

– Anotar o tempo de fim de pega com precisão de 15 minutos a partir do momento em que o cimento entra em contato com a água. Os valores de início e fim de pega são expressos em horas e minutos, com precisão de 5 minutos para o início de pega e de 15 minutos para fim de pega.

You might be interested:  Vermes Que Sobem Pelo Ralo Do Banheiro?

Quais são as causas da pega do cimento?

Aparentemente, a pega é causada pela hidratação seletiva dos compostos do cimento. Os dois primeiros que reagem são o S. A reação do A puro com a água é bastante violenta e resulta no enrijecimento instantâneo da pasta, conhecida como pega instantânea. Para impedir que isso ocorra, adiciona-se sulfato de cálcio ao clínquer.

Por que os grãos de cimento têm falsa pega?

S pela aeração em teores de umidade relativamente altos. A água é adsorvida nos grãos de cimento, e essas superfícies recentemente ativadas podem se combinar muito rapidamente com mais água durante a mistura. Essa hidratação acelerada resultaria na falsa pega.

O que é a pega do concreto?

SIGNIFICADO DE PEGA

Implica na solidificação da pasta plástica de cimento. O começo da solidificação chamado início de pega marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.

O que é o fim de pega do cimento?

Tempo de fim de pega do cimento Portland

Simplificadamente, denomina-se fim de pega a situação em que a pasta deixa de ser deformável para pequenas cargas e se torna um bloco rígido.

O que é o início de pega do cimento?

O início da pega do concreto é o momento em que, após a adição de água, começam as reações químicas de cristalização do cimento que culminam no endurecimento e na solidificação da mistura.

O que é tempo de pega do cimento e como Medi-lo?

29) Explique o que é tempo de pega do cimento e como medi-lo. É o tempo necessário para o enrijecimento da pasta de cimento; a evolução das propriedades mecânicas da mistura desde o início do endurecimento até o final da cura, em razão das propriedades químicas.

You might be interested:  Quanto Tempo Leva Para Construir Um Banheiro?

Qual a diferença entre pega e endurecimento?

Segundo Neville, em termos gerais, pega refere-se à mudança do estado fluido para um estado rígido. Endurecimento refere-se ao aumento de resistência de uma pasta de cimento após a pega.

Quando começa a pega do concreto?

– Pega rápida: menor do que 30 minutos; – Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; – Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.

O que é pega construção?

Na linguagem da construção civil, o termo “pega“ significa que o concreto começou a perder a plasticidade, tornando mais difícil a sua aplicação.

O que é fim de pega?

O fim de pega é o intervalo decorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5 mm na pasta de cimento. CIMENTO ITAMBE. INICIO E FIM DE PEGA.

Quanto pega de concreto?

O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.

O que é pega do aglomerante?

Os aglomerantes também podem ser caracterizados segundo o tempo que levam para começar a processar o endurecimento da pasta onde são empregados. O período inicial de solidificação da pasta é chamado de pega.

O que é tempo de início de pega?

3.1 tempo de início de pega

É, em condições de ensaio normalizadas, o intervalo de tempo transcorrido desde a adição de água ao cimento até o momento em que a agulha de Vicat correspondente penetra na pasta até uma distância de (4 ± 1) mm da placa base.

You might be interested:  FAQ: Qual É A Função Dos Pronomes E A Sua Importância Na Construção Do Texto?

Qual a diferença entre pega e cura do concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.

Como medir o tempo de pega?

Assim, como podemos concluir dessa definição, a medida do tempo de pega se faz com a utilização da agulha de Vicat. Essa agulha tem o formato cilíndrico, seção circular de 1 mm² e é aplicada sobre a pasta de consistência normal.

Como acelerar a pega do cimento?

VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.

Como podemos avaliar o tempo de início e fim de pega em um laboratório?

O ensaio utilizado para determinar os tempos de início e final de pega preconizado pela norma brasileira é o Método da agulha de Vicat (NBR NM 65 (ABNT, 2003) ).

Quais as relações e para que serve a análise tempo de pega?

A pega é causada pela reação exotérmica dos compostos do cimento com a água, o calor de hidratação inicial é dado pela hidratação dos aluminatos seguida pelos silicatos e são acompanhados pela elevação da temperatura da pasta de cimento.

Por que é importante determinar o tempo de pega de um aglomerante?

Os tempos de pega dos aglomerantes definem o intervalo de tempo dispendido desde o instante em que este entra em contato com a água de amassamento até o início e o final do processo de endurecimento da pasta (início e final de pega), e seu conhecimento é necessário para o dimensionamento dos processos produtivos,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector