O Que É Punção Na Construção Civil?

O que é punção na laje?

Fundamentalmente, o dimensionamento de lajes à punção busca evitar ruptura brusca, garantindo, se for o caso, ruptura dúctil por flexão com o escoamento do aço.

O que é efeito de punção?

Este trabalho apresenta um estudo sobre a punção em lajes lisas, um efeito de ruptura por cisalhamento causado pela ação de cargas concentradas em uma pequena área, como o que ocorre nas regiões de ligação laje-pilar no sistema estrutural de lajes lisas.

Como evitar punção em lajes?

A punção é uma forma de ruptura por cisalhamento que pode ocorrer em ligações laje -pilar que pode ser evitada utilizando-se armaduras de cisalhamento na ligação.

O que é armadura de punção?

As armaduras de punção realizam papel de resistir aos esforços de tração presentes na interface laje-pilar, sendo posicionadas de forma que os esforços são transferidos do concreto ao aço, que viabiliza espessuras menores em lajes lisas sem a necessidade do uso de capitéis, assegurando-se uma estrutura mais esbelta.

Quando usar armadura de punção?

A aplicação da armadura se dá quando no memorial de cálculo, o esforço cortante de cálculo (VSD), definido pelo comprimento de um perímetro crítico é maior que o esforço resistente de cálculo máxima (vRd2), nesse caso a armadura de punção é necessário, em outras palavras se a armadura não for aplicada a laje entrará em

You might be interested:  Quanto Custa Reformar Um Onibus?

O que é o que é punção?

A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.

O que é tensão de punção?

A punção é um tipo de ruína que ocorre quando forças concentradas, ou atuantes em pequenas áreas, são aplicadas diretamente nas lajes, causando a sua perfuração e colapso da estrutura. Nas lajes lisas, esta situação é típica na região da ligação laje-pilar.

Como dimensionar um capitel?

Sabe-se que as dimensões da superfície crítica C’ são proporcionais à 2d (2 vezes a altura útil da laje), logo como a espessura do capitel foi aumentada em 3 cm é recomendável também que sua área em planta seja aumentada em 12 cm (2 x 3 cm + 2 x 3 cm = 12 cm) chegando à aproximadamente 130 cm (120 cm + 12 cm = 132 cm ˜

O que é uma laje Lisa?

As lajes lisa e cogumelo também são chamadas pela norma como lajes sem vigas. Elas apresentam a eliminação de grande parte das vigas como a principal vantagem em relação às lajes maciças, embora por outro lado tenham maior espessura.

O que é punção estrutural?

Esta tipologia estrutural apresenta uma verificação fundamental no projeto, denominada PUNÇÃO. Este mecanismo consiste na ruptura da laje na sua ligação com os pilares, associada às elevadas tensões de cisalhamento nesta região.

Onde usar laje alveolar?

Lajes alveolares são de aplicação comum em shopping centers, hipermercados, escolas ou estacionamentos – e outras estruturas que requeiram grandes vãos. Constituem um tipo de cobertura composta de painéis de concreto com alvéolos longitudinais, de dimensões pré-definidas em projeto, sem a necessidade de escoramentos.

You might be interested:  Tem Como Consertar Um Celular Que Caiu Na Agua?

Quais são os tipos de laje?

Conheça os principais tipos de Laje

  • Laje Maciça. A laje maciça é culturalmente a mais utilizada no Brasil.
  • Laje Nervurada. As lajes nervuradas também são moldadas no local da obra.
  • Pré-fabricada com poliestireno (isopor)
  • Pré-fabricada de cerâmica.
  • Pré-fabricada de painéis treliçados.

Quais os tipos de lajes nervuradas?

Tipos de Laje Nervurada

  • Laje Nervurada Unidirecional (LNU)
  • Laje Nervurada Bidirecional (LNB)
  • Lajes Nervuradas com Capitéis ou Vigas-Faixa.

O que é uma laje maciça?

Chama-se laje maciça a laje de concreto armado com espessura constante, moldada in loco a partir do lançamento do concreto fresco sobre um sistema de formas planas. Os tipos de lajes maciças se referem mais ao tipo de vínculo da laje com as vigas, que podem ser: Apoiadas em todas as direções; Apoiada em duas direções.

O que é uma laje cogumelo?

As lajes tipo cogumelo são aquelas apoiadas diretamente sobre pilares. Podem ser maciças, de concreto armado ou protendido, ou incorporadas com material inerte, formando lajes nervuradas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector