O Que É Spt Na Construção Civil?

Para que serve o ensaio SPT?

O ensaio spt é um método de investigação e reconhecimento do solo que fornece informações sobre a compacidade a consistência das suas camadas constituintes do mesmo. Ela permite identificar a capacidade de carga suportada pelo solo e esse fator é utilizado pelos engenheiros no dimensionamento da fundação da construção.

Como é feito o SPT?

Como é executado o ensaio SPT? O ensaio SPT é realizado pela cravação do amostrador padrão tipo raymond em 45cm do terreno, com golpes sucessivos de um martelo de 65 kgf em queda livre, de uma altura de 75cm, sobre a cabeça de cravação conectada às hastes de sondagem e ao amostrador.

O que significa a sigla SPT?

A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.

Quais são as 3 etapas básicas de uma sondagem a percussão SPT?

Sondagem a Percussão (SP) – Ensaio SPT – A técnica mais popular de investigação geotécnica.

  • a retirada de amostras;
  • a determinação do nível de água;
  • a medida de resistência à penetração, que pode ser correlacionado com métodos semi-empíricos de projeto.
You might be interested:  Os leitores perguntam: Memorial Descritivo Da Construção O Que É?

Quais são as vantagens e desvantagens do ensaio SPT?

O investimento gasto com o ensaio de sondagem spt é baixo e possui uma relação de custo-benefício onde o beneficio é muito maior que seu custo, é um procedimento simples de se executar onde com equipamentos de pequeno porte a sondagem pode ser feita em canteiros de obras estreitos e com difícil acesso.

O que é o SPT do solo?

O Índice de Resistência à Penetração do Solo ( nspt ) é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos. O nspt corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão ( spt ), considerando apenas os 30 cm finais.

Como é calculado o SPT?

Para o nosso exemplo, a uma profundidade de 3m, o número de batidas foi de 1 para os primeiros 15cm, 1 para descer mais 15cm e 1 para atingir 45cm. Logo, o N SPT, que é o número de batidas necessárias para descer os últimos 30 cm, é exatamente a soma dos últimos numeradores, totalizando 2, como comentado anteriormente.

Quantos furos de SPT?

Fazer dois furos se a área for inferior a 200 m². Fazer três furos se essa área for entre 200 e 400 m². De 400 a 1.200 m², um furo a cada 200 m².

Qual a profundidade de um furo de sondagem?

e) As profundidades dos furos de sondagem SPT deverão prever o mínimo de 15m abaixo do nível do terreno natural. Ainda, no mínimo, 33% dos furos de cada unidade deverão atingir o impenetrável (conforme a NBR 6484) ou o limite máximo de 25m. No entanto, em lagoas devem-se prever apenas furos com 15m de profundidade.

You might be interested:  Pergunta: Quanto Custa 1M2 De Construção?

O que é a sondagem simples de reconhecimento de solo?

A Sondagem Simples de Reconhecimento do Solo, também conhecida como sondagem SPT ou sondagem a percussão é um método de investigação do solo muito utilizado na engenharia civil para se obter informação do substrato do terreno onde se pretende construir.

Quanto custa um ensaio de SPT?

De acordo com a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE, a sondagem SPT preço fica abaixo de 1% do valor total da obra, em outros países essa porcentagem varia de 1 a 3%.

Quais informações são obtidas em um ensaio SPT?

As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são: A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo; A classificação dos solos de cada camada; A capacidade de carga do solo em várias profundidades.

Como é feito o processo de sondagem do terreno?

Esse trabalho consiste em cravar o amostrador padrão no terreno, por meio de golpes de martelo, para medir a resistência do solo. A cada metro de profundidade, se obtém uma medida de resistência. Quando se encontra uma rocha, não é mais possível cravar o equipamento e se torna necessário cortar a pedra.

O que é a sondagem a percussão?

As sondagens a percussão, com medida de SPT (do inglês, Standard Penetration Test) são prospecções do solo onde são feitos ensaios (tests) utilizando-se um equipamento ”padrão” (Standard), chamado de amostrador, para penetrar (Penetration) o solo.

Como é feita a sondagem do terreno?

Consiste em um tubo vertical a ser golpeado e as informações são obtidas a partir da quantidade de golpes e a profundidade de que cada golpe avança no solo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector