Contents
- 1 O que é a indústria da construção e reparo naval?
- 2 O que é o curso de construção naval?
- 3 Qual foi o maior centro de construção naval da Europa?
- 4 Como se chamam os construtores de navios?
- 5 O que é Reparação Naval?
- 6 Quais as principais atividades de trabalho que acontecem na indústria da construção naval?
- 7 O que faz o técnico de construção naval?
- 8 O que faz uma pessoa formada em construção naval?
- 9 Em quais regiões se localiza a indústria naval?
- 10 Qual é o maior estaleiro do Brasil?
- 11 O que impulsionou o crescimento da indústria naval inglesa?
- 12 Quem trabalha em estaleiro?
- 13 Qual o maior fabricante de navios do mundo?
- 14 O que são estruturas navais?
A indústria naval ou construção naval é a atividade de fabricar embarcações e veículos de transporte aquático em geral, tais como navios, barcos, submarinos, lanchas, chalanas, etc. Normalmente realiza-se em estaleiros de doca seca. As raízes desta atividade remontam à pré-história.
O curso de Construção Naval é uma graduação de nível superior com titulação tecnológica. A formação prepara o egresso para trabalhar na engenharia naval – sempre atuando no estaleiro em cooperação com o engenheiro responsável pela construção de embarcações e estruturas hidroviárias.
Na Idade Média, Veneza – cuja República tinha uma frota com cerca de 300 navios de guerra – constituía a maior base naval da Europa. A partir do século XV, a grande expansão marítima portuguesa levará à criação da primeira rede mundial de bases navais.
O engenheiro naval se responsabiliza pelo projeto, pela construção e pela manutenção de embarcações e seus equipamentos. O engenheiro naval se responsabiliza pelo projeto, pela construção e pela manutenção de embarcações e seus equipamentos.
Consideram-se atividades da indústria da construção e reparação naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas, tais como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, dentre outros.
São consideradas atividades da indústria da construção naval:
- Aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim;
- Nas próprias embarcações e estruturas, por exemplo: navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, entre outras.
Este tecnólogo trabalha em parceria com o engenheiro na construção de embarcações e estruturas hidroviárias e na operação e manutenção de sistemas de navegação. Ele define os materiais a serem empregados, analisa os custos operacionais, testa a velocidade e a segurança de barcos e navios e monta e organiza estaleiros.
Com esta graduação superior, você trabalhará em parceria com o engenheiro e vai participar da operação e manutenção de sistemas de navegação, na construção de embarcações e estruturas hidroviárias. Analisará os custos operacionais e definirá os materiais a serem empregados.
Atualmente a indústria naval mais competitiva no mundo está nos países asiáticos, responsáveis por uma fração significativa dos fluxos de comércio internacional.
Qual é o maior estaleiro do Brasil?
Estaleiro Atlântico Sul – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em 1651, a assinatura dos Atos de Navegação (conhecido em inglês como Acts of Trade and Navigation) contribuiu decisivamente para o crescimento econômico da Inglaterra, impulsionando o mercantilismo inglês, ao favorecer a indústria naval e mercadores.
Quem trabalha em estaleiro?
Engenheiros, topógrafos e arquitetos navais trabalham em perfis de cargos executivos, enquanto fabricantes, encanadores, eletricistas etc. são cargos de sub-funcionários ou de lojas, basicamente entregando-se a empregos que exigem mão de obra qualificada.
A maior fábrica de navios pertence à Meyer Werft, o chamado Dockhalle 2. A superindústria possui 504 metros de comprimento, 125 metros de largura e 75 metros de altura. Por lá já foram construídos cruzeiros como o Norwegian Star, Norwegian Dawn, Radiance of the Seas, entre muitos outros.
O profissional formado atua na construção de embarcações e estruturas hidroviárias, escolhendo os materiais, controlando os custos e empreendendo a segurança e qualidade dos barcos e navios.