Os leitores perguntam: O Que É Laje Construção Civil?

O que é uma laje na construção civil?

Laje é o elemento estrutural de uma edificação, responsável por transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, e destas para os pilares. Há dois tipos básicos de lajes utilizados em construções de casas comuns: maciça e pré-moldada.

Qual tipo de lajes?

Conheça os principais tipos de Laje

  • Laje Maciça. A laje maciça é culturalmente a mais utilizada no Brasil.
  • Laje Nervurada. As lajes nervuradas também são moldadas no local da obra.
  • Pré-fabricada com poliestireno (isopor)
  • Pré-fabricada de cerâmica.
  • Pré-fabricada de painéis treliçados.

Qual tipo de laje e mais leve?

Reduz o custo da obra A laje de isopor também traz economia para a fundação da obra. Como o isopor é bem mais leve do que outras opções de laje pré-moldadas, a fundação recebe uma carga menor.

O que é laje projetada?

A laje nervurada, são um conjunto de vigas “T”. Desta forma, podendo serem projetadas, para haver nervuras em uma ou nas duas direções. Assim, são recomendadas, quando se deseja vencer grandes vãos, sem apoio de pilares e vigas intermediários, possibilitando maior flexibilidade aos ambientes.

You might be interested:  Quanto Tempo Leva A Construção De Uma Casa?

O que compoe a laje?

Lajes são estruturas laminares, empregadas como cobertura, forro ou piso de uma edificação. As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas. As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje.

Qual a melhor laje para apartamento?

A grande vantagem de optar por uma laje maciça é justamente uma maior garantia de que as fissuras e trincas não aparecerão, do ponto de vista estético a laje maciça proporcionar um acabamento liso na parte interior.

Qual é o melhor tipo de laje?

A maior vantagem da laje de isopor é a diminuição da carga na estrutura. O material é leve sem oferecer riscos à segurança da obra. Quando o material comprado é de qualidade, não existe perigo nenhum no deslocamento sobre a laje.

Qual o melhor modelo de laje?

Laje Pré-Moldada Esse é o tipo de laje mais popular e com o melhor custo-benefício para uma obra. Isso porque, ela já vem pré-construída para a edificação, e é necessário apenas encaixá-la e finalizá-la. Por conta disso, ela é muito indicada para projetos arquitetônicos residenciais de pequeno e médio porte.

Que tipo de laje e mais barato?

Laje Nervurada – Os espaços entre as nervuras dessa laje podem ficar vazios ou receberem material inerte, como bloco cerâmico, concreto celular ou EPS. Acaba sendo um tipo de laje mais econômica com relação ao material a ser utilizado.

Qual o tipo de laje mais segura?

Laje Maciça Essa é a laje mais comum. Consiste em uma placa de concreto armado, e é moldada no local da obra. Como o concreto se contrai e dilata de maneira uniforme, esse é o tipo de laje menos suscetível a trincas e fissuras.

You might be interested:  O Que E Construir Limite Nubank?

Como deixar a laje mais leve?

Para a composição da laje leve, existem dois materiais principais:

  1. Lajotas recortadas de EPS Isopor®: esse material pré-fabricado é ideal para a utilização em lajes como elemento de enchimento e fôrma.
  2. Lajotas moldadas de EPS Isopor®: indicada para lajes treliçadas unidirecionais.

Qual tipo de laje usar para sobrado?

A laje para forro H8 só pode ser utilizada em vãos pequenos. Ele suporta somente o peso do telhado, caixa d’água e pessoas fazendo manutenção. Já a laje para piso H12, é utilizada na divisão dos andares em casas com mais de um pavimento ( sobrados ).

O que significa a gíria laje?

Enquando o outro andar não fica pronto, pode ser usado como area de lazer, etc Tomar sol na laje, fazer churrasco na laje, etc

Qual é a laje Pré-moldada?

Uma laje pré – moldada (também chamada de pré – laje ou laje treliçada) é uma laje de concreto reforçada com espessura mínima de 5-6 cm. Dependendo da cobertura de concreto e armadura, pode-se ter até 7 cm de espessura.

Como funciona a laje?

Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Geralmente, apoiam-se em vigas, que por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector