Os leitores perguntam: O Que É Porosidade Na Construção Civil?

O que é porosidade do concreto?

O concreto tem poros que permitem a passagem de água e outros elementos para o seu interior, o que faz com que se inicie um processo de corrosão. Este atributo é obtido por meio das suas características, que são a relação água-cimento e, a permeabilidade, ou seja, o nível de absorção de água e ar do material.

O que é porosidade na engenharia civil?

SIGNIFICADO DE POROSIDADE Na mecânica dos solos a porosidade do solo (n) é expressa em percentagem, e é definida como o volume dos poros (Vv) dividido pelo volume total (V) de uma amostra de solo. O termo porosidade também pode se referir a porosidade do concreto, ou de materiais e superfícies em geral.

O que causa porosidade do concreto?

Petrucci (1998) destaca as principais causas da porosidade do concreto: é sempre necessário utilizar uma quantidade de água superior à que se precisa para hidratar o aglomerante, e essa água, ao evaporar, deixa vazios; com a combinação química, diminuem os valores absolutos de cimento e água que entram em reação;

You might be interested:  Quanto Se Gasta Para Construir Um Sobrado?

Como calcular a porosidade do concreto?

Na determinação da porosidade de concretos é necessário determinar então a fração de pasta presente nos corpos-de-prova ensaiados. Para efetuar esta determinação, após a realização dos ensaios, as amostras foram pesadas para calcular a massa de mercúrio penetrada no corpo-de-prova.

O que é a porosidade do cabelo?

Cabelo poroso é aquele cujos fios estão sem forma e sem elasticidade, além de quebradiços. A porosidade significa que o fio tem uma lesão mais profunda, que vai além de estar ressecado.

O que é a carbonatação do concreto?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

O que é porosidade em engenharia?

Porosidade, em pedologia (geologia e hidrogeologia) e engenharia, é a fração relativa do volume da rocha, ou de qualquer outra substância sólida, ocupada por poros e que está ligada à capacidade deste material em reunir fluidos.

Qual tipo de solo e mais poroso?

A porosidade de um solo é dada pelo volume de espaços vazios existentes entre as partículas sólidas. Os poros, na verdade, nunca estão vazios, pois ou estão ocupados por água ou por ar.

Quais são os tipos de porosidade?

Observam-se basicamente três tipos de porosidade nas amostras: primária vesicular e sua variação microvesicular; secundária de dissolução de feldspato e de minerais preenchendo vesículas; e fraturas, em menor quantidade.

Qual o principal fator que influencia na durabilidade do concreto?

Um fator que influencia consideravelmente na durabilidade do concreto é o ambiente no qual está inserido, pois o nível de agressividade determinará as características que a estrutura deverá apresentar para não comprometer sua integridade.

You might be interested:  Onde É O Banheiro Em Frances?

O que é a durabilidade do concreto?

A durabilidade está relacionada às propriedades do material e à sua exposição ao longo do tempo, em um dado ambiente. Ela é fundamental para a vida útil de uma edificação. Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.

Qual o propósito do ensaio de resistência à compressão do concreto?

Os ensaios de resistência à compressão têm como objetivo assinalar eventuais divergências na qualidade do concreto desde sua dosagem até a sua composição, tendo em vista que a resistência à compressão característica, fck – valor tal que exista uma probabilidade de 5% em serem obtidas resistências inferiores ao mesmo –

Como é feito o concreto poroso?

É resultante da mistura de aglomerante, agregados miúdos e agregados graúdos com água (SILVA, 1991). O concreto poroso é um tipo especial de concreto que se caracteriza principalmente pela ausência de finos, e por produzir uma estrutura permeável e resistente.

O que é o asfalto poroso?

O asfalto permeável possui uma composição parecida com a do convencional, também sendo derivado do petróleo, a grande diferença entre ele é que o permeável (também chamado de asfalto poroso ) possui espaços vazios em sua estrutura, esses espaços vazios permitem que a água o atravesse.

Qual é a diferença entre poros de gel e poros capilares?

(2000) considera que a porosidade do gel é composta por poros menores 0,01 m e a porosidade capilar por poros entre 0,1 e 10 m. pelos espaços do sistema água-cimento não ocupados pelos produtos de hidratação (Mehta e Monteiro 1993).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector