Os leitores perguntam: O Que É Um Recalque Na Construção Civil?

O que é recalque na construção civil?

O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação.

Quais são os tipos de recalque?

Há dois tipos de recalques: recalque uniforme (ou absoluto) e recalque diferencial.

O que é o recalque diferencial?

O recalque diferencial ocorre quando há o rebaixamento de uma edificação devido ao adensamento ou deformação do solo sob sua fundação, podendo provocar desequilíbrio de cargas e esforços solicitantes imprevistos em suas bases, desenvolvendo, assim, as patologias citadas.

Como identificar um recalque diferencial?

O surgimento de rachaduras e trincas nas paredes e nas estruturas das edificações podem ser os primeiros sinais de que o recalque diferencial está acontecendo. E normalmente ele é a principal razão para tal.

O que é um recalque no solo?

“Denomina-se recalque a deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, pode resultar em sérios danos a super estrutura.”

Como evitar recalque do solo?

Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.

You might be interested:  Quanto Custo Para Construir Uma Casa?

Quais são os três tipos de recalque?

Classificação dos tipos de recalque

  • 1.1. Imediato. O recalque imediato é a primeira variação no nível do solo em decorrência dos serviços iniciais de fundação.
  • 1.2. Primário. O recalque primário é a etapa do recalque ocasionada pelo peso da estrutura construída.
  • 1.3. Secundário.
  • 1.4. Colapso.

O que é recalque imediato como ocorre?

O recalque imediato ocorre em solos arenosos, e em solos não saturados. Basicamente acontece quando parte das tensões, oriundas de um carregamento são transferidas imediatamente ao arcabouço sólido. Com isso, a partir dessa variação, o solo varia também de volume, que é o chamado recalque imediato ou não drenado.

O que é recalque imediato?

Recalque elástico (ou recalque imediato ): causado pela deformação elástica do solo seco e de solos úmidos e saturados sem qualquer alteração no teor de umidade. Os cálculos do recalque elástico geralmente têm como base equações derivadas da teoria da elasticidade.

Qual a diferença entre recalque é recalque diferencial?

Quando este deslocamento ocorre em toda a fundação denomina-se recalque uniforme, recalque total ou apenas recalque, e quando ocorre em apenas uma parte da fundação é chamado de recalque diferencial.

O que é recalque diferencial e quais as suas principais causas e consequências?

Uma das patologias mais significativas é o recalque diferencial. O recalque ou assentamento é o termo utilizado em engenharia civil para caracterizar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação (MILITITSKY, 2005).

O que é o adensamento do solo?

03 jun ENSAIO DE ADENSAMENTO DO SOLO. O adensamento de solo é a diminuição dos vazios de um solo, devido a saída da água e ar do seu interior. Essa saída é provocada por um acréscimo de carga no solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, entre outros.

You might be interested:  Qual A Função Da Adição De Gipsita Ao Clínquer Para A Produção Do Cimento?

O que é o efeito Tschebotarioff?

O efeito Tschebotarioff deve ser considerado para evitar problemas em fundações profundas, pois todo carregamento na superfície do terreno irá gerar tensões no solo, que por sua vez sofrerá deformações verticais e horizontais.

Qual o tipo de fundação que impede a ocorrência de recalque diferencial?

Assinale a alternativa que indique o tipo de fundação que impede a ocorrência de recalque diferencial. Estaca cravada.

O que é o recalque na hidráulica?

O sistema de recalque é o que possibilita o transporte de fluido de uma fonte inferior para um ponto superior, por meio de bombeamento. A tubulação do sistema de recalque posiciona-se após a bomba de sucção e efetua o transporte do fluido para um ponto acima dela. Adução é o outro nome dado ao sistema de recalque.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector