Os leitores perguntam: O Que É Viga Na Construção Civil?

O que significa viga na construção civil?

Viga é uma estrutura reta e horizontal usada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura entre as colunas, criando uma construção sólida.

O que é uma viga de concreto?

A viga em concreto pré-moldado é um elemento de concreto armado pré-moldado para a execução de construções de edifícios, galpões comerciais entre outras obras com o objetivo de obter uma obra com velocidade de construção, redução de custos e processo construtivo racionalizado.

Qual é a função de uma viga?

Uma viga é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais. A viga é geralmente usada no sistema laje- viga -pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga estrutural concentrada, caso sirva de apoio a um pilar.

Quais são as funções das vigas nas construções?

As vigas desempenham papel fundamental na estrutura de uma obra, pois junto a outros elementos, servem de sustentação para o equilíbrio dos pesos. Então basicamente, elas ficam apoiadas nas colunas e acima das paredes.

You might be interested:  Quanto Custa Construir?

Para que serve uma viga de metal?

Uma viga de metal é utilizada na construção de um edifício em uma variedade de maneiras. As vigas, substituindo o uso de vergões de madeira, são criadas por fundição ou forjamento de aço líquido na forma adequada. A colocação destas vigas serve como suporte e estrutura para todo o edifício.

O que são vigas e quais os principais tipos?

Uma viga é um elemento estrutural horizontal, que tem como principal função transmitir os esforços que vem de lajes e paredes que estão sobre ela. As cargas sobre as vigas são direcionadas para os pilares, em seguida as mesmas são direcionadas para as fundações, seja elas: Fundações rasas; Fundações Profundas.

Quanto custa o metro linear de viga de concreto?

De acordo com a SINAPI, para cada m² de forma são utilizados 0,913 metros de tábua 2,5 x 20cm, que custa R$10,90 por metro.

Quanto peso suporta uma viga?

Carga máxima Sabendo então que o concreto tem resistência característica de 25 MPa, isso significa que o concreto resiste a 250 quilos de carga por cm². Se nós temos a seção do pilar, agora ficou muito fácil. Então um pilar básico de 14×26 aguenta uma carga de aproximadamente 65 toneladas com segurança.

Quais são os tipos de pilares?

Os formatos aplicados em obras são: retangulares, circulares, seção no formato de cruz, seção L, seção retangular vazada, seção U, seção I e Seção T. Os pilares mais usados no país são de concreto armado (cimento, areia, agregados e aço).

Qual a função de uma viga de concreto armado?

Vigas de concreto armado são elementos lineares estruturais, que têm como principal função receber e transferir cargas aos apoios. O arranjo das armaduras deve atender não só à sua função estrutural como também às condições adequadas de execução, particularmente com relação ao lançamento e ao adensamento do concreto.

You might be interested:  O Lixo Que Vira Asfalto?

Qual a função do apoio da viga?

Se distinguem basicamente por vigas e pilares. Viga é um elemento estrutural horizontal das edificações, geralmente utilizada no sistema laje- viga -pilar. Servem de apoio para lajes e paredes, conduzindo suas cargas até os pilares.

O que é a alma de uma viga?

A alma da viga é quem resiste à tensão de cisalhamento. – Abertura situada dentro do terço médio da altura e nos dois quartos centrais da viga; A medida que se aproxima dos apoios a tensão de cisalhamento aumenta. Esta zona é uma zona confortável para esforços cortantes.

Por que se usa aço para se fazer vigas de construção?

Utilizar o aço na construção civil possibilita a redução dos custos da obra sem perda de qualidade. Uma das razões é o fato de ele ser um material pré-fabricado e com propriedades mecânicas, o que o torna mais resistente.

O que é cinta na obra?

A cinta de amarração é um elemento estrutural que se usa em edificações planas ou em construções onde não se prevê a construção de uma laje. Como o nome indica, serve para “amarrar” a alvenaria, ou os tijolos entre si, para que passem a trabalhar em conjunto conferindo maior solidez.

Para que serve a viga I?

A viga i serve para ajudar a transferir o peso de uma laje para as colunas, evitando que haja sobrecarga em lugares específicos, ela fica localizada acima da coluna em uma construção, por isso deve apresentar qualidade na fabricação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector