Contents
- 1 O que é aço de protensão?
- 2 O que é o FYK?
- 3 Qual a diferença entre o processo de produção do aço cá 50 e o Ca-60?
- 4 Quais os tipos de aço utilizados para a protensão?
- 5 O que é sistema de protensão?
- 6 Quais os benefícios do sistema de protensão?
- 7 Quais as categorias do aço para concreto armado?
- 8 O que é Fyd em concreto?
- 9 O que é o FCK do concreto?
- 10 O que é o CA-25 50 e 60 Quais suas características mecânicas?
- 11 Quais as diferenças entre os aços CA-25 CA-50 e CA-60?
- 12 Quais são as principais diferenças entre os aços CA-50 CA-60 e CA-25?
- 13 Como é feita a nomenclatura do aço presente no concreto protendido?
- 14 Qual é a relação do FCK do concreto e seu desempenho no concreto protendido?
O que é aço de protensão?
A protensão é uma tecnologia que induz, em uma estrutura, um estado prévio de tensões ao utilizar armaduras ativas com o objetivo de aumentar a resistência da peça de concreto.
O que é o FYK?
O valor de fyk para os aços sem patamar de escoamento é o valor da tensão correspondente à deformação permanente de 0,2 %. fyk é a resistência característica do aço ao escoamento na tração. fyd é a resistência de cálculo do aço ao escoamento na tração.
Qual a diferença entre o processo de produção do aço cá 50 e o Ca-60?
A principal diferença entre eles é a resistência, que é medida em MPa. O CA – 50 possui a resistência característica de 500 MPa. Já o CA – 60 possui a resistência característica de 600 MPa. O número gravado na estrutura das barras de aço representa a resistência que o aço permite ao escoamento.
Quais os tipos de aço utilizados para a protensão?
As barras de aço para protensão são, geralmente, apresentadas em forma de barras rosqueadas com nervuras laminadas a quente. Uma bitola típica é a barra DYWIDAG φ 32. Os fios de aço para concreto protendido são padronizados pela NBR-7482.
O que é sistema de protensão?
A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, em uma estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência e seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.
Quais os benefícios do sistema de protensão?
Vantagens do sistema de protensão A durabilidade da estrutura, como um todo, é muito maior. Há um maior momento de inércia (maior rigidez). A chance de deformações é menor, além de promover uma maior facilidade de manutenção. Desencadeia o aumento da capacidade de cisalhamento.
Quais as categorias do aço para concreto armado?
Quanto ao processo de fabricação, os aços para concreto armado classificam-se em aços de dureza natural e aços deformados a frio. Aços de dureza natural são os obtidos por laminação a quente. Apresentam geralmente um limite de escoamento bem definido e suas propriedades dependem unicamente da sua composição química.
O que é Fyd em concreto?
fyd = tensão de escoamento simplificada do aço. Pode variar conforme o aço usado (CA-25, fyd =25; CA-50A, fyd =50, e assim por diante).
O que é o FCK do concreto?
A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.
O que é o CA-25 50 e 60 Quais suas características mecânicas?
O aço (CA- 50, CA- 60 e CA-25 ) é um dos principais insumos usados na Construção Civil. Está presente em todas as estruturas de concreto armado (pilar-viga-laje), nas fundações (blocos, sapatas e estacas) e nas obras de arte (pontes e viadutos).
Quais as diferenças entre os aços CA-25 CA-50 e CA-60?
As letras CA indicam concreto armado e o número da sequência indica o valor de fyk, em kgf/mm² ou kN/cm². Os aços CA – 25 e CA – 50 são, portanto, fabricados por laminação a quente e o CA – 60 por laminação a frio.
Quais são as principais diferenças entre os aços CA-50 CA-60 e CA-25?
O aço CA – 50 tem sua fabricação através do processo de laminação a quente, enquanto o CA – 60 usa o processo de trefilação fio a fio. Outro detalhe do CA – 60 é que bitolas iguais ou inferiores a 10 mm, assim como todos as bitolas do CA – 25, não possuem as nervuras.
Como é feita a nomenclatura do aço presente no concreto protendido?
Atualmente, os aços para protensão utilizados nos pisos industriais é o aço CP 190 RB. No qual sua designação CP 190 RB indica que o produto é uma cordoalha para Concreto Protendido, com limite de resistência igual a 190 kgf/mm² ou 1900 MPa, na categoria de Relaxação Baixa (SENEFONTE, 2007).
Qual é a relação do FCK do concreto e seu desempenho no concreto protendido?
Ela é medida em megapascal (MPa), e cada 1 mpa corresponde a uma resistência aproximada de 10 kgf/cm². O Fck indica, portanto, a qual tensão o concreto tem capacidade de resistir. Dessa forma, os testes de resistência no concreto possibilitam confirmar a tensão máxima a que ele resistirá antes de sofrer ruptura.