Os leitores perguntam: Qual O Papel Da Argumentação Na Construção Do Conhecimento?

Qual a importância da argumentação e diálogo para a construção do conhecimento?

A argumentação, vista como mediadora dos conflitos cognitivos, pode estabelecer ações que dinamizem o ato de aprender como algo prazeroso, possibilitando o enriquecimento de ideias, a interação social, a cooperação, o desenvolvimento da criatividade, onde a palavra reverte-se em um convite à ação transformadora.

Qual é o papel da argumentação?

A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.

Qual é a importância da argumentação para o conhecimento humano?

A argumentação e o pensamento crítico. Argumentar é expressar razões sobre o que pensamos ou fazemos. Assim, compreender a argumentação é importante tanto para formularmos boas razões para as afirmações proferidas, quanto para avaliarmos as razões fornecidas por outros sobre suas ideias e ações.

Quais são os processos de construção do conhecimento?

A construção do conhecimento acontece através do tempo, o indivíduo recebe a informação e constrói o saber, salientando que há o aprendizado, mas os indivíduos aprendem de formas diferentes.

You might be interested:  Os leitores perguntam: O Que É Um Pé Direito Na Construção?

Qual a importância da argumentação na escrita?

A argumentação visa, sobretudo, convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou o ouvinte. Garcia explica que: Na dissertação, expressamos o que sabemos ou o que acreditamos saber a respeito de determinado assunto, externamos nossa opinião sobre o que é ou nos parece ser.

Qual a importância da argumentação na matemática?

Assim, a argumentação relaciona-se com o desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente mas também promove a comunicação, a auto-confiança, o espírito de tolerância e de cooperação.

Qual o papel da argumentação em filosofia?

O objetivo da argumentação é convencer alguém que uma dada tese é preferível e melhor que a sua “rival”, por isso, há que influenciar o auditório para o convencer das razões apresentadas de forma a aderir a determinado ponto de vista.

O que é a argumentação?

A argumentação pode ser conceituada como o ato de discutir, de apresentar propostas, pontos de vista. Conduzir o diálogo de forma organizada com o objetivo de persuadir ou influenciar. Dentro da língua portuguesa, esse recurso é utilizado na construção dos textos argumentativos, muito comuns nos vestibulares.

O que é Argumentar exemplo?

Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.

Qual é a importância da argumentação?

Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.

Qual o objetivo de um argumento o que um argumento deve ter?

O objetivo principal de um argumento é “buscar a verdade”. Num mundo perfeito, os argumentos deveriam ser, todos eles, construídos com o objetivo de expor a verdade e de ajudar as pessoas a pensarem melhor, de forma mais lógica e racional.

You might be interested:  Plantas Que Podem Ser Criadas Em Apartamento?

O que é poder de argumentação?

Com o poder da argumentação podemos utilizá-lo não apenas convencer alguém sobre quem está certo ou errado, mas para construirmos um sistema cognitivo de argumentos para nós mesmos. Esse poder geralmente é utilizado de maneira inconsciente e tem gerado, em geral, dor e sofrimento.

Quais os três agentes do processo de construção do conhecimento?

Considera-se como construção o ato de construir algo, e, como ato ou ação a terceira fase do processo da vontade. Ante um objeto que mobilize o sujeito vão ocorrer três etapas: a deliberação, a decisão e por fim, a execução.

Como ocorre o processo de construção do conhecimento científico?

A construção do conhecimento científico será formada a partir da reflexão sobre os limites das teorias e não estará baseada em experimentações que já estão consagradas. Eles conseguirão avaliar e diagnosticar novas situações e, assim, comprovarão as suas conclusões e provavelmente aprenderão com elas.

O que significa construir conhecimento?

Construir conhecimento é uma atividade inerente ao ser humano. Todos os indivíduos, no âmbito organizacional, têm diferentes necessidades informacionais para desenvolverem suas atividades. Para compreender as necessidades informacionais que cada indivíduo possui, resgatamos os cinco anéis de Wurman(2):

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector