Para Que Serve A Escoria No Cimento?

A escória confere ao cimento a propriedade de baixo calor de hidratação e maior resistência a compostos agressivos. Ele pode ser utilizado em todas as etapas da obra, da fabricação de concreto e argamassas, até peças pré-moldadas em locais de agressividade por presença de sulfatos (sais minerais com enxofre) na composição do solo.
A aplicação da escória de alto forno na produção do concreto pode reduzir aproximadamente 5% da emissão de CO2 gastos na produção de cimento. Além de representar vantagens ao meio ambiente por ser um resíduo.

Como a escória aumenta a resistência dos cimentos?

O estudo elaborado por Battagin (1988) com cimentos produzidos em condições padronizadas, onde clínquer e escória foram moídos separadamente, fixou-se o percentual de escória para todas as amostras em 60%, e variou-se a finura da escória. Os resultados mostram que o aumento da finura da escória gera um aumento nas resistências dos cimentos.

Quais são os tipos de cimento com escória de alto forno?

Cimentos com escória de alto forno são o CPII-E e o CPIII O cimento composto CPII –E tem na sua composição 6% a 34% de escória granulada de alto forno. Ver O cimento de alto forno CP III tem na sua composição 35% a 70% de escória granulada de alto forno.

You might be interested:  Qual Melhor Cimento Para Bater Laje?

Como se formam as escórias?

As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque. A escória fundida é uma massa que, por sua insolubilidade e menor densidade, sobrenada no ferro gusa e é conduzida por canais, até o lugar de resfriamento.

Como se forma a escória líquida?

A escória líquida é transportada para os granuladores nos quais é resfriada bruscamente por meio de jatos de água sob alta pressão. Não havendo tempo suficiente para formação de cristais, essa escória se granula ‘vitrificando’ e recebe o nome de Escória Granulada de Alto-Forno.

Para que serve a escória?

A escória é o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de metal.

O que podemos fabricar com a escória?

Devido ao seu grande potencial hidráulico (endurecer, após moída, quando em contato com a água), essa escória tem um mercado amplo, principalmente para cimenteiras e concreteiras, nas quais pode ser moída e utilizada na fabricação do cimento e concreto.

O que significa CPII e 32?

O CP II-E-32, da Cimento Tupi, é um cimento portland composto com adição de escória (34%), conforme a norma NBR/ABNT 11578. Ele possui características de resistência a sulfatos, boa trabalhabilidade e boa resistência inicial (acima de 10 MPa).

O que significa o 3-2 no cimento?

Com resistência de 32 MPa, é um cimento indicado para obras subterrâneas ou outras que fiquem em constante contato com a água. Pode ter entre 6% a 14% de pozolana, além de até 10% de fíler.

O que significa escórias na Bíblia?

No hebraico, sug ou sig, ‘refugo’. Refere-se às impurezas que são separadas dos metais, como a prata, mediante o processo de refino. O termo também aplica-se ao próprio metal, antes de purificado.

You might be interested:  Quanto Custa Construir Em Goiania?

O que é ser uma escória?

Escória é um termo pejorativo usado para se referir a camada socialmente desfavorecida da sociedade. Em suma, consiste nas pessoas consideradas desprezíveis, inferiores e irrelevantes dentro de um grupo social.

O que é e onde é utilizada a escória do alto forno?

A escória de alto forno, subproduto proveniente das siderúrgicas é formada no interior dos fornos a partir da fusão do minério de ferro e gotejamento de ferro gusa líquido. Estudos mos- tram como este resíduo pode ser empregado na constituição de cimentos compostos para o emprego em concretos e argamassas.

O que acontece no alto forno?

O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.

Qual a função do alto forno na indústria do cimento?

No processo de fabricação de cimento, por exemplo, a Escória Granulada de Alto- Forno é utilizada para substituir parte do clinquer Portland consumido, reduzindo, significativamente, a emissão de CO2 para a atmosfera durante o processo de produção do clinquer.

Quais são os principais produtos do alto forno?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. O ferro-gusa é conduzido por canais refratários para os carros torpedos para ser transportado para as aciarias.

Quais são os benefícios que decorrem da adição parcial da escória de alto forno em substituição ao clínquer?

Outro apelo tecnológico do uso desta adição veio da possibilidade de redução do impacto ambiental e redução de energia consequentes das diminuições da exploração das jazidas de calcário e da emissão do CO2 na produção do clínquer.

O que é feito da escória produzida no alto forno para obtenção do ferro gusa?

A escória de alto forno é um produto gerado na fabricação do ferro gusa, sua formação ocorre pela combinação química das impurezas do minério de ferro com calcário e dolomita e as cinzas de carvão mineral, durante a produção do ferro gusa a EAF flutua no topo do ferro fundido, localizado na parte inferior do forno,

You might be interested:  Perguntar: Quanto Custa Sapata Para Construção?

O que é cimento CP IV 32?

O Cimento CP IV-32 tem baixo calor de hidratação, sendo recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. O alto teor de pozolana em sua composição proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

O que significa o número do cimento?

Em CP II-32, as duas letras são a sigla de cimento portland, os algarismos romanos especificam seu tipo (se tem mais ou menos adição de materiais na composição) e os últimos números (25, 32 ou 40) indicam sua resistência.

Qual a diferença entre o cimento CP2 E o CP3?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Qual a diferença do CP II e CP II F e CP II Z?

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Qual a diferença do cimento CP II e CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector