Pergunta: Em Que Momento, O Aluno Da Licenciatura Começa O Processo Da Construção De Sua Identidade Docente?

Qual a relação do currículo com a construção da sua identidade profissional futuro professor )?

Entendemos que a relação entre currículo e identidade profissional docente é uma construção social permeada de ideologias, valores e relações de poder que compõem o imaginário e as representações sociais de uma dada sociedade e estas representações interferem de maneira significativa no contexto do processo de ensino e

Como se constrói a identidade do professor?

Ao professor dominar os saberes e os ter como base de sua prática pedagógica na escola ele vai construindo a sua identidade como docente. A identidade do professor é caracterizada pela forma como o docente se percebe, como é visto por seus pares e pela sociedade (MARCELO GARCIA, 2009).

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?

Com efeito, como afirmam PIMENTA e ANASTASIOU8, a construção da identidade docente baseia-se nos valores de cada indivíduo, no modo como cada um constrói as suas histórias, no modo como cada um se situa no mundo enquanto professor, nas suas representações, nos seus saberes, nas suas angústias e anseios.

You might be interested:  Qual O Custo Para Construir Um Predio?

Como é construída a identidade profissional da professora professor?

De acordo com Nóvoa a construção da identidade profissional docente acontece paralelamente na tessitura que este profissional tem com seus pares no tramite do percurso formativo na medida que adquire e troca saberes, conhecimentos e experiências, pois esta é uma construção singular se olharmos para o profissional

Como deve ser a construção do currículo dentro da escola?

Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por que, o que, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas a um território, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente.

Qual é a identidade do novo professor?

A identidade do professor pode ser compreendida como particular e ao mesmo tempo distinta: é constituída pela identidade pessoal e profissional, sendo definida pelo equilíbrio entre as características pessoais e profissionais.

Como se constrói a identidade de professores na educação infantil?

Ou seja, o cotidiano na Educação Infantil deve sempre considerar essa construção de identidade da criança. “O professor é um facilitador que consegue explicitar esse processo para si como educador e para as crianças como um todo”, explica Ana Paula Yazbek, sócia-diretora do Espaço Ekoa Educação Infantil, em São Paulo.

Qual é a identidade do professor de educação infantil?

Pode-se afirmar que a identidade do profissional de educação infantil faz parte de uma profissão em constante revisão de significados sociais e da realidade que os mesmos se encontram em confronto com a sua própria humanidade.

Como o professor se constitui?

A formação do professor se baseia nas práticas educativas, intervenções e situações oriundas do processo de ensino e aprendizagem concretizado em sala de aula (IMBERNÓN, 2011). Por esse motivo que é extremamente importante investir na pessoa do professor e considerar as suas experiências e práticas.

You might be interested:  Porque Nao Usar Celular No Banheiro?

O que é a identidade docente?

Refere-se a um conjunto de características, experiências e posições de sujeito atribuídas (e autoatribuídas) por diferentes discursos e agentes sociais aos docentes no exercício de suas funções, em instituições educacionais mais ou menos complexas e burocráticas.

Qual deve ser o papel do professor?

De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar ‘aprendedores’, ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição.

O que é ser um bom professor?

O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que

Que tipo de profissional é o docente atualmente?

É um profissional mais próximo do estudante, enxergando-o em sua integralidade, levando em consideração seus traços como pessoa. Esta valorização do humano deixou a prática educacional com mais significado, pois o professor passa a olhar para seus alunos como indivíduos com necessidades diferentes e particulares.

Qual a importância da didática no processo de formação da identidade do professor?

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Como o professor é visto nos dias de hoje?

Infelizmente, o professor é visto por grande parte da sociedade como um subalterno para o qual são dirigidas diversas ordens. Quando o professor toma uma atitude mais severa, como retirar o aluno da sala devido um ato de desrespeito, o culpado não é o aluno e sim o professor por ter constrangido o mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector