Pergunta: O Que É Longarina Na Construção Civil?

O que é longarinas na construção civil?

Designação de viga que se situa ao longo de uma estrutura resistente de edifício, ponte, etc.

O que é longarina na ponte?

As longarinas são as peças responsáveis por receber as cargas provenientes do tabuleiro e transmiti-las às transversinas. A ponte em estudo possui cinco longarinas, divididas em onze vãos: três vãos de 2,00 m de comprimento, nos encontros e no vão central da ponte, e os demais de 2,25 m de comprimento.

O que é Transversina e longarina?

O emprego de vigas longarinas pré-moldadas em pontes de concreto armado muitas vezes requer o uso de vigas transversinas para realizar a ligação das mesmas. Nos últimos anos vem sendo prática cada vez mais usual a execução de tabuleiros de pontes em concreto armado sem a presença de vigas transversinas.

O que é longarina de escada?

A Longarina da Unestaca é uma viga de sustentação adequada para apoiar degraus de uma escada ou uma série de estacas. Pode ser situada ao longo de uma estrutura resistente de edifício, ponte etc.

O que é Transversinas?

Semana 9 – ESTRUTURAS ESPECIAIS Transversinas são vigas que realizam a ligação entre as longarinas, são vigas que passam no sentido transversal abaixo do tabuleiro. As transversinas têm a função de realizar a redução de esforços no tabuleiro, uma vez que reduzem o valor dos carregamentos do trem-tipo.

You might be interested:  Cachorro Que Nao Cresce Para Apartamento?

O que é a longarina de um veículo?

A longarina do carro é produzida para ser um perfil de aço resistente, cujo objetivo é evitar grandes estragos em acidentes e colisões quando não puderem ser evitados através da cautela. Ela foi criada para proteger a carroceria, a estrutura de um carro e, principalmente, a vida de seus ocupantes.

O que são MESO e infraestruturas em uma ponte?

A mesoestrutura, cuja função é conduzir as cargas da superestrutura para as fundações, é constituída pelos pilares, travessas e encontros. A Infraestrutura, ou fundação, tem a finalidade de receber as cargas da estrutura, transmitindo- as para o solo. Pode ser direta (sapatas) ou profunda (estacas ou tubulões).

O que é o gabarito de uma ponte?

Denomina-se gabarito o conjunto de espaços livres que deve apresentar o projeto de uma ponte de modo a permitir o escoamento do fluxo.

Qual a função das mísulas nas pontes em vigas contínuas?

Tipo de peça resistente, com forma de base triangular, saliente de parede vertical, com a função de servir de apoio a uma cornija ou um arco.

Quanto ao sistema estrutural da superestrutura como são classificadas as pontes?

Sistema estrutural da superestrutura As pontes podem ser classificadas, quanto ao sistema estrutural da superestrutura em: ponte em viga; ponte em pórtico; ponte em arco; ponte pênsil; ponte estaiada.

Como calcular escada metálica?

O cálculo da escada metálica directa sobre os suportes

  1. X – largura de abertura da escada.
  2. Y – Altura.
  3. W – Largura da escada.
  4. F – Borda saliente dos degraus.
  5. C – Número de degraus.
  6. Z – Espessura do degrau.
  7. H – A altura das etapas na corda.
  8. A – Espessura da viga de suporte lateral.

Como dimensionar uma escada metálica?

A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo. A variação, lembre-se, é entre 63 cm e 64 cm.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector