Pergunta: O Que É Rachadura Na Construção Civil?

O que são trincas na construção civil?

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes.

O que causa fissura na parede?

Suas possíveis causas são: argamassa com resistência insuficiente ou bloco e argamassa com resistência insuficiente. Se a fissura é devida ao próprio peso da alvenaria, a mesma deverá ser refeita. Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria.

Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Quando se preocupar com rachaduras na parede?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

You might be interested:  Qual O Tamanho Ideal De Um Tanque De Cimento Para Piscicultura?

Quais os tipos de trincas?

Existem dois tipos de rachaduras: as trincas e as fissuras. As trincas estão ligadas diretamente a falha estrutural e, consequentemente, esse tipo é o mais grave. Já as fissuras são uma forma mais leve de rachadura e podem ser resolvidas com massa corrida e tinta.

O que é fissura estrutural?

São aberturas por onde passam a chuva e o vento que irão incomodar o sossêgo do morador. As fissuras, em engenharia civil, podem ser classificadas de acordo com o tamanho: microfissuras ou macrofissuras. As causas variam, e podem se dar por: Comprometimento estrutural.

Como tratar fissuras parede?

Passo a passo

  1. Abra a trinca. Utilizando uma espátula em formato “V”, conhecida também como “abre trincas”, abra a fissura em toda a sua extensão, removendo também a pintura nas faixas laterais.
  2. Remova o pó
  3. Preencha a trinca.
  4. Aplique a tela.
  5. Cubra a tela.
  6. Repare a superfície.
  7. Lixe.
  8. Finalize.

Como identificar fissuras?

Fissura

  1. A abertura é superficial.
  2. A sua espessura atinge até 1 mm;
  3. Menor gravidade;
  4. Estreita e alongada;
  5. Não possui problema estrutural, portanto, não é perigosa;
  6. É importante observar se a fissura evolui com o decorrer do tempo ou se permanece estável, pois a fissura pode ser o primeiro estágio da fenda.

Quantos MM tem uma fissura?

Já a norma NBR 9575, que trata de projeto de impermeabilização, é considerada fissuras quando a abertura é inferior a 0,5 mm e trinca entre 0,5 e 1 mm.

Qual o tamanho de uma rachadura?

As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas. O termo rachadura é uma expressão mais coloquial, e utilizado popularmente para se referir a trincas maiores. Outra diferença na classificação das fissuras é se elas são ativas ou passivas.

You might be interested:  Qual O Significado Da Faixa Amarela No Asfalto?

Como saber se uma rachadura na parede e perigosa?

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

Quando uma trinca é preocupante?

As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.

É normal ter rachadura na casa?

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector