Pergunta: Qual A Importância Dos Artefatos Culturais Para A Construção Da Cultura E Da Identidade?

O que é artefatos culturais da comunidade surda?

Portanto, essas produções culturais, denominadas de artefatos culturais, são: experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, artes visuais, vida social e esportiva, político e materiais.

Quais são os artefatos da cultura de surda?

O primeiro artefato cultural do ‘Povo Surdo ‘ é a experiência visual; como possuem ausência de audição e de som, percebem o mundo por meio de seus olhos. O segundo é o artefato cultural linguístico, ou seja, a língua de sinais.

Que artefato cultural permite de forma mais eficiente a perpetuação da cultura surda?

Outro artefato cultural do povo é a língua de sinais. Para o surdo, esta é uma das principais marcas de sua identidade linguística como surdo. Na verdade, para cada país há sua língua de sinais, ou seja, todos os países têm sua língua oral e também sua língua de sinais, basta que existam surdos.

You might be interested:  O Que É Necessário Para Construir Uma Casa?

Quais são os 8 artefatos da cultura surda?

Karin Strobel (2013) apresenta em seu livro os ‘ artefatos culturais do povo surdo ‘: experiência visual (o primeiro dos artefatos, como já citamos anteriormente neste texto); língua de sinais; família, literatura surda; vida social e esportiva; artes visuais; política; materiais.

Quais os artefatos culturais?

O uso do termo engloba o tipo de artefato arqueológico, que é recuperado num sítio arqueológico; no entanto, os objetos criados pelo homem na sociedade moderna também são artefatos culturais. Por exemplo, em um contexto antropológico, uma televisão é um artefato da cultura moderna.

O que são os artefatos culturais?

Artefato cultural Nos estudos arqueológicos, os artefatos culturais são aqueles produzidos a partir do trabalho manual do ser humano. Os objetos ou produtos modernos feitos à mão por determinados grupos e que representam aspectos da sua respectiva cultura, também podem ser considerados artefatos culturais.

Quais são os artefatos?

Artefatos são Produtos de Trabalho bem definidos e tangíveis, consumidos, produzidos ou modificados pelas Tarefas. Podem ser compostos de outros Artefatos. Por exemplo, um modelo Artefato pode ser composto de elementos de modelos, os quais também são Artefatos.

Quando se fala de artefato cultural na comunidade surda?

Quando se fala de artefato cultural na comunidade surda, tem- se o aspecto linguístico em que se percebe a língua materna e a libras. O conceito de cultura explicita a ideia de que os surdos percebem o mundo de forma singular. De modo geral, normalmente, possuem uma percepção visual bastante aguçada.

Quais são as 7 identidades surdas?

As sete identidades surdas

  • Identidades surdas ou políticas.
  • Identidades surdas híbridas.
  • Identidades surdas flutuantes.
  • Identidades surdas embaçadas.
  • Identidades surdas de transição.
  • Identidades surdas de diáspora.
  • Identidades intermediárias.
You might be interested:  Os leitores perguntam: Quando Começou A Construção Do Metro De Salvador?

Qual o conceito de cultura surda e quais são os artefatos da cultura surda?

A cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modifica-lo a fim de torna-lo acessível e habitável, ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para definição das identidades surdas. Assim, têm-se os artefatos culturais que são as peculiaridades da cultura surda.

Qual é o conceito de cultura surda?

A cultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos que se reconhecem como surdos, abrangendo não apenas aspectos mais corriqueiros da vida de cada um, mas também o grupo social que constituem.

Qual método educacional passou a ver os surdos pelos seus aspectos históricos culturais?

Samuel Heinicke (1723 – 1790) criou as bases da filosofia do oralismo. Seu método de aprendizagem era ensinar os surdos a falar. Tal metodologia foi muito defendida no congresso de Milão em 1880.

O que é vida social cultural e esportiva?

Artefato cultural: vida social e esportiva Strobel (2008: p. 61) define que estes artefatos são acontecimentos culturais, tais como casamento entre os surdos, festas, lazeres e atividades nas associações de surdos, eventos esportivos e outros.

O que é cultura surda e suas características?

A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. Logo, a cultura surda é colocada em oposição à cultura ouvinte, ou seja, o modo de ser e de se comunicar que é característico das pessoas que ouvem.

Quais são as principais tecnologias assistivas para surdos?

Exemplos de tecnologia assistiva:

  • Rampas de acesso a calçadas e a prédios;
  • Andadores;
  • Lupas manuais ou eletrônicas;
  • Softwares ampliadores de tela;
  • Aparelhos para surdez;
  • Avatares Libras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector