Pergunta: Qual A Relação Entre Tendências Pedagógicas E Construção Do Ppp?

O que é concepção do PPP?

O Projeto Político Pedagógico ( PPP ) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Qual é a tendência pedagógica que predomina nas escolas?

Tradicional. A tendência tradicional foi a primeira que o contexto brasileiro instituiu. A sua filosofia tem a máxima valorização do professor, que é a figura central, enquanto o aluno recebe o conhecimento que é passado.

Qual a função e a estrutura do projeto político pedagógico PPP?

Sua função é orientar as intencionalidades educativas das instituições de ensino de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade onde estão inseridas. O PPP tem elaboração anual obrigatória pela legislação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96).

Qual a relação entre a gestão democrática e o projeto político pedagógico?

Numa perspectiva de gestão democrática, o processo de elaboração e execução do PPP possibilita à escola organizar seu processo pedagógico de forma participativa, envolvendo todos os atores do processo educacional, na busca de soluções para os problemas inerentes à gestão pedagógica.

You might be interested:  Cimento Do Que E Feito?

O que é PPP e qual sua finalidade?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário- PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

Qual é a finalidade do projeto político pedagógico?

A finalidade primordial do Projeto Político Pedagógico é propor uma formação de organização do trabalho pedagógico para superação dos conflitos, buscando acabar com as relações competitivas, corporativas e autoritárias buscando transformar a rotina do mundo interno da escola.

Qual a tendência pedagógica que predomina nas escolas brasileiras?

Nos últimos 50 anos, a educação brasileira tem sido marcada pelas tendências liberal e progressista, ora conservadora, ora renovada. Tais tendências manifestam-se nas práticas escolares, bem como no ideário pedagógico.

Quais os 4 tipos de tendências liberais?

Existem quatro tipos tendências pedagógicas liberais:

  • Tradicional. A tendência liberal tradicional visa transmitir padrões, normas e modelos dominantes, de maneira que perpetue a divisão de classes sociais.
  • Renovadora Progressiva.
  • Renovadora não-diretiva.
  • Tecnicista.
  • Libertadora.
  • Libertária.
  • Crítico-social dos conteúdos.

Quem criou as tendências pedagógicas?

Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.

Qual a estrutura de um projeto político pedagógico?

Qual a estrutura do plano pedagógico? O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.

Como deve ser a elaboração do projeto político pedagógico?

Como desenvolver um Projeto Político Pedagógico para a sua escola

  1. Envolva toda a comunidade escolar na construção do PPP.
  2. Utilize linguagem simples.
  3. Faça uma análise realista.
  4. Sonhe.
  5. Respeite as diretrizes legais.
  6. Elabore um Projeto Político Pedagógico concreto.
  7. Defina as prioridades.
  8. Disponibilize o documento.
You might be interested:  A Partir De Qual Elemento Se Faz O Asfalto?

Quais os itens que compõem o PPP?

Descubra o que deve conter em um Projeto Político Pedagógico ( PPP ) | Escola da Inteligência

  • Identificação da escola. O passo inicial é identificar a escola a qual o documento se refere, criando o cabeçalho.
  • Missão.
  • Contexto das famílias dos alunos.
  • Dados do ensino-aprendizagem.
  • Recursos disponíveis.

Qual é a importância do projeto político pedagógico para a gestão democrática?

O Projeto Político-Pedagógico ( PPP ) é um documento fundamental para escolas de todo o Brasil. Ele auxilia na organização e no direcionamento do ano letivo. Afinal, administrar uma instituição de ensino requer planejamento, conhecimento, tempo e colaboração de todas as pessoas envolvidas no ambiente educacional.

Quais são as características da gestão democrática e como deve ser elaborado o PPP?

Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.

O que é gestão democrática e participativa na escola?

O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector