Contents
- 1 Qual tipo de cimento deve ser utilizado na estrutura de concreto da obra?
- 2 Quais os tipos de cimento mais empregados na construção civil e suas utilidades?
- 3 Qual é o melhor cimento para reboco?
- 4 Qual cimento e mais forte?
- 5 Qual cimento mais resistente?
- 6 Que tipo de cimento seria o mais indicado para construção de uma galeria de esgoto?
- 7 Qual o cimento indicado para fundações?
- 8 Como são classificados os cimentos?
- 9 Quais os 5 tipos de cimento?
- 10 Quais são as principais aplicações do cimento?
- 11 Para que serve o cimento CP 5?
- 12 Qual o melhor produto para usar na massa de reboco?
- 13 Qual a quantidade de cimento e areia para reboco?
- 14 Qual o melhor cimento para vigas e colunas?
Qual tipo de cimento deve ser utilizado na estrutura de concreto da obra?
Cimento CP II-F Este tipo de cimento é um dos mais populares por ser recomendado para ser usado desde estruturas em concreto armado até argamassas de assentamento e revestimento.
Quais os tipos de cimento mais empregados na construção civil e suas utilidades?
1- Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732) É utilizado em serviços de construção em geral, que não são exigidas propriedades especiais. Já o Cimento Comum CP I-S é composto de até 10% de material carbonático em massa e é utilizado nas mesmas condições do CP I. O cimento comum tem alto custo e menos resistência.
Qual é o melhor cimento para reboco?
Pode-se classificar o reboco em tradicionais e não tradicionais, podendo ou não ser estruturados ou armados. O reboco tradicional é uma argamassa composta de ligantes minerais com: cimento Portland ou branco e cal, areia e água dosada, rodada no canteiro de obra.
Qual cimento e mais forte?
Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.
Qual cimento mais resistente?
Cimento CP-III (NBR 5.735) ou Cimento Portland de Alto-forno: tem em sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos.
Que tipo de cimento seria o mais indicado para construção de uma galeria de esgoto?
Para a construção de barragens e esgotos, o CP III ( Cimento Portland de Alto-Forno) é o cimento mais recomendado. Por receber adição de escória, ele é mais impermeável, durável e tem maior resistência a sulfatos – que geram corrosão no concreto –, o que justifica sua utilização.
Qual o cimento indicado para fundações?
Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).
Como são classificados os cimentos?
Os tipos de cimento CP I-S ( Cimento Portland comum com adição); CP II- E ( Cimento Portland composto com escória); CP II-Z ( Cimento Portland composto com pozolana); CP II-F ( Cimento Portland composto com fíler);
Quais os 5 tipos de cimento?
Tipos de cimento Portland
- Cimento Portland Comum (CP I)
- Cimento Portland Composto (CP II)
- Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
- Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
- Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
- Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
- Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Quais são as principais aplicações do cimento?
Versátil, o cimento pode ser empregado tanto em peças de mobiliário urbano como em grandes barragens, estradas, edificações, pontes, tubos de concreto e telhados. Pode ser até matéria-prima para a arte.
Para que serve o cimento CP 5?
É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa. Contém adição de até 5 % de fíler calcário.
Qual o melhor produto para usar na massa de reboco?
aditivo plastificante quartzolit é um aditivo incorporador de ar com ação plastificante indicado para aumentar a coesão e melhorar a consistência das argamassas, como argamassas de assentamento e revestimento, e rebocos internos e externos.
Qual a quantidade de cimento e areia para reboco?
Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia ) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.
Qual o melhor cimento para vigas e colunas?
Quando o assunto são estruturas, a melhor opção é o cimento Obras Estruturais, da Votorantim Cimentos. Ele é ultrarresistente e, por isso, indicado para fazer fundações, pilares, vigas e lajes. E o melhor de tudo: é 20% mais resistente, quando comparado com o cimento Todas as Obras.