Pergunta: Quem Fiscaliza A Construção Civil?

Como se chama quem fiscaliza a construção?

A fiscalização obras construção civil é classificada como um serviço técnico profissional, que deve ser realizado pelo fiscal de obras que possua o registro legal no CREA (Conselho regional de engenharia e agronomia) do estado correspondente ao local da obra.

Quem fiscaliza obras particulares?

A fiscalização de obras é feita regularmente pelos fiscais integrados da Prefeitura. As ações fiscais incluem construções em andamento (novas ou modificações em edificações), licenciadas e irregulares.

O que é a fiscalização de obras?

A fiscalização é uma atividade técnica exercida para verificar as conformidades das obras e serviços executados com as exigências, normas e especificações aplicáveis. A fiscalização é exercida através de vistorias que envolvem aspectos técnicos e administrativos da execução das obras e serviços.

Qual o órgão que fiscaliza as construtoras?

No Brasil o CREA é o órgão reponsável por fiscalizar o bom funcionamento dos profisisonais envolvidos na construção civil.

Onde posso reclamar de uma construtora?

O Procon existe para fazer acordos. O Juizado de pequenas causas pode também pagar indenizações. Você pode fazer uma carta listando tudo o que quer que a construtora faça e dê um prazo. Na mesma carta diga que entrará na justiça caso esse prazo não seja cumprido.

You might be interested:  Qual A Melhor Madeira Para Construir Casa?

O que o Crea pode fiscalizar?

O que o CREA fiscaliza? O Crea -SP é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos.

Como fazer uma denúncia de obra irregular?

É possível inclusive fazer a denúncia online (clique aqui), por telefone discando 156 ou de modo presencial em uma das praças de atendimento criadas pela Prefeitura. Se você mora em outras cidade, procure a Secretaria Municipal de Urbanismo em sua região ou entidade similar para efetuar a denúncia.

Como denunciar construção indevida?

É possível fazer uma denúncia perante a prefeitura do município. Geralmente o órgão responsável por esse assunto é a Secretaria Municipal de Urbanismo, que fica encarregada por vistorias de fiscalização. Visto que esse é um problema recorrente, muitas prefeituras contam com sistema de denúncia por telefone ou online.

Como fazer uma denúncia anônima de construção irregular?

Qualquer pessoa, seja ela Física ou Jurídica, pode fazer uma denúncia no Conselho contra um profissional, empresa ou instituição prestadora de serviços técnicos. A partir dela, o CRT-04 verifica se os serviços que estão em execução possuem acompanhamento de um técnico habilitado.

Qual o papel do fiscal de obra?

Atua na vistoria e verificação dos projetos. Orienta e fiscaliza as atividades e obras de construção civil. Elabora relatórios de vistorias realizadas, para assegurar a continuidade dos serviços. Avalia e otimiza as etapas de serviços dentro do cronograma apresentado.

O que é preciso para ser fiscal de obras?

Geralmente é exigido ensino médio completo, porém, quando o edital traz a nomenclatura fiscal de obras e posturas há necessidade de ensino superior. Alguns concursos também trazem a obrigatoriedade de ter carteira de habilitação categoria B.

You might be interested:  Quanto Tempo Leva Para Construir Uma Casa?

Qual a responsabilidade do fiscal de obra?

O principal papel do fiscal para o orçamento da obra é o de garantir que a obra seja executada seguindo o orçamento pré-estabelecido, o que é muito importante especialmente para as obras públicas, que devem seguir o orçamento indicado durante a etapa de licitação.

Qual o órgão que fiscaliza as imobiliarias?

Conheça o COFECI | Site COFECI. O COFECI Conselho Federal de Corretores de Imóveis, é um órgão fiscalizador da profissão em âmbito federal, criado pela necessidade de organizar a categoria e impedir o mau exercício da atividade profissional.

Onde denunciar uma imobiliária?

Outra opção é procurar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e fazer uma denúncia. “Caso se sinta prejudicado no atendimento do corretor ou da imobiliária, o proprietário pode nos procurar.

Onde devo reclamar de uma imobiliária?

Em caso de negativa por parte da imobiliária, o locatário pode procurar o Procon e formalizar sua reclamação. A apresentação do comprovante de despesa (nesse caso, do carnê do IPTU) é uma obrigação do locador ou seu representante (a imobiliária ), conforme previsto na Lei do Inquilinato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector