Pergunta: Sobre O Processo De Construção Da Cidadania Moderna, O Que É Correto Afirmar?

Por que o texto apresenta a cidadania inclusiva como uma possível consequência do Benefício de Prestação Continuada?

Por que o texto apresenta a cidadania inclusiva como uma possível consequência do Benefício de Prestação Continuada? porque pessoas em situação de vulnerabilidade não podem exercer plenamente sua cidadania.  Muito bem! Fatores relativos à idade, deficiência e pobreza podem limitar o exercício da cidadania.

Que relações podem ser estabelecidas entre cidadania e democracia?

A relação entre as duas está justamente em seus conceitos, é imprescindível para a forma de governo democrático funcionar, que os cidadãos pratiquem sua cidadania. Cobrem seus direitos, mas acima de tudo, cumpram seus deveres perante a sociedade, agindo com ética e caráter social.

O que se argumenta neste texto é que as ouvidorias públicas contribuem significativamente para o aperfeiçoamento dos procedimentos democráticos?

O que se argumenta neste texto é que as ouvidorias públicas contribuem sig- nificativamente para o aperfeiçoamento dos procedimentos democráticos. Todos os Estados têm um serviço público, mas cada vez mais as pessoas se perguntam a que público este serviço se dirige.

You might be interested:  Como Consertar Fechadura Que Nao Abre?

O que é uma cidadania inclusiva?

Os objetivos do Cidadania Inclusiva foram: Gerar maior e melhor absorção das PcDs junto às empresas da região de acordo com a lei de cotas; Incentivar maior participação da família das PcDs, possibilitando mais autonomia para poderem planejar e pensar em outras oportunidades; e.

Qual a relação entre cidadania e inclusão?

Segundo, porque a inclusão social e cidadania estão intrinsecamente relacionadas com a proteção social, rendimento e emprego, com direitos, democracia e participação, com acesso ao conhecimento, informação e cultura, entre outros, e estes temas são, muitas vezes, o foco principal das agendas consultadas.

Como a cidadania se relaciona com a democracia?

São conceitos complementares: só há realização plena da cidadania no governo democrático e, por outro lado, é o exercício da cidadania que sustenta, garante a democracia. Quando o governo é de todos e para todos, democracia e cidadania se complementam.

O que é cidadania e democracia?

A democracia, em linhas gerais, é o exercício do poder político por parte do povo. Outra palavra que acompanha a democracia, desde a sua origem, é a palavra cidadania, que significa, em geral, a condição daquele que toma parte da cidade, com seus direitos e obrigações previstos pela constituição.

Quais relações podem ser estabelecidas entre educação e democracia?

Educação e democracia são, portanto, historicamente indissociáveis. A educação só é plena na democracia e a democracia só é plena com educação. É por isso que há consequências fatais para a educação quando a democracia falha ou falta. Numa ditadura, não há lugar para a cidadania e para a verdadeira educação.

Como ter uma participação social?

Participação social é direito. Está na Constituição. Essa participação pode ocorrer por meio de diversos canais. Os mais comuns são os conselhos gestores de políticas públicas que atuam nos estados e municípios (Conselhos de Assistência Social, de Saúde, de Educação).

You might be interested:  O Que Preciso De Basico Em Um Apartamento?

O que é a participação social?

Em resumo: a participação social visa ao diálogo entre a sociedade e o governo no processo decisório das políticas públicas, e o controle social permite que a sociedade fiscalize as ações do governo. Em alguns municípios, ainda existem Instâncias de Controle Social específicas para o programa.

O que é a cidadania moderna?

Segundo o sociólogo britânico T.H.Marshall (1893-1981), a cidadania moderna é um conjunto de direitos e obrigações que compreendem três grupos de direitos. Os direitos civis característicos do século XVIII; os direitos políticos, consagrados no século XIX e os direitos sociais do século XX.

O que é status de cidadania?

A cidadania é um status concedido àqueles que são membros integrais de uma comunidade: todos aqueles que possuem o status são iguais em direitos e obrigações. Mesmo nos momentos e formas iniciais, a cidadania já carregava em si a idéia de igualdade.

O que falta para termos uma sociedade realmente inclusiva?

O que torna uma sociedade inclusiva são as ações governamentais com implantação de programas e políticas públicas de assistência social. Entretanto, essa inclusão precisa ser feita respeitando as particularidades de cada cidadão, de cada família, de cada comunidade.

O que é uma pessoa com deficiência?

2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector