Contents
- 1 O que é o ângulo de ataque?
- 2 Qual a diferença entre o ângulo de ataque e o ângulo de incidência?
- 3 Qual a relação entre o ângulo e a mudança de rota de um avião?
- 4 Por que as aeronaves são fabricadas com ângulo de incidência diferentes?
- 5 O que é ângulo de ataque de um carro?
- 6 O que é ângulo de ataque e saída?
- 7 O que é ângulo de estol?
- 8 O que é pitch no avião?
- 9 O que é atitude na aviação?
- 10 Como surge a força de sustentação em um avião?
- 11 Para que um avião se mantenha em voo reto e horizontal com velocidade constante é necessário que as forças que atuam sobre ele?
- 12 Como chama a subida do avião?
- 13 Quais são os tipos de aeroporto?
- 14 Como projetar um avião?
- 15 Como se chama a especificação que utiliza uma metodologia para localizar os componentes de um avião de forma padronizada e simplificado?
O que é o ângulo de ataque?
Ângulo de Ataque (AoA) é o ângulo entre a asa do avião (corda do aerofólio) e o fluxo de ar (direção do vento relativo). O aumento do AoA resulta em aumento de sustentação e aumento do arrasto induzido.
Qual a diferença entre o ângulo de ataque e o ângulo de incidência?
Começando com ângulo de incidência. Este é o ângulo formado entre a corda média da asa e o eixo longitudinal do avião. O ângulo de ataque é o ângulo formado entre a corda média da asa e a trajetória da aeronave (conhecido como vento relativo).
Qual a relação entre o ângulo e a mudança de rota de um avião?
Uma aeronave derivando 1° por 60nm estará 1nm afastada de sua rota original. Além disso, uma milha equivale à aproximadamente 6.000ft. Seguindo o mesmo raciocínio, posso dizer que se a aeronave derivar 1° em 1nm, o afastamento final será de 100ft. Se usarmos tempo no lugar da distância, teremos o seguinte resultado.
A linha da corda da asa tem um ângulo com o eixo longitudinal (ou eixo de rolagem) da aeronave. Algumas aeronaves possuem ângulos de incidência diferentes nas asas, para compensar a influência do torque do motor em voo de cruzeiro.
O que é ângulo de ataque de um carro?
O ângulo de ataque ou entrada (Approach Angle), é o ângulo máximo possível para abordar um obstáculo sem danificar qualquer parte do veículo com qualquer tipo de pancada no pára-choques frontal. É portanto o ângulo medido entre o pára-choques e a roda dianteira.
O que é ângulo de ataque e saída?
Os ângulos de ataque e saída são medidas para entrares e saíres de obstáculos sem danificar o todo-o-terreno. Naturalmente sem bater no solo com o para-choques, ou seja, é o ângulo medido entre o para-choques e a roda dianteira.
O que é ângulo de estol?
Quando o avião ultrapassa o limite máximo de inclinação, chamado de ângulo de sustentação máxima ou ângulo de estol, ele entra em estol e perde sustentação rapidamente, ocasionando a perda de altitude. O estol acontece porque a inclinação impede que o ar circule sobre a parte superior da asa.
O que é pitch no avião?
É uma linha imaginária que cruza o avião de uma lateral à outra, que está associada ao movimento em torno do eixo horizontal, perpendicular ao eixo longitudinal, é o popular “levantar e abaixar o nariz”. Também chamado de arfagem (em inglês – Pitch ), no caso de um avião é normalmente controlado pelo profundor.
O que é atitude na aviação?
(1) [aer] Denominação genérica que se refere à situação ou orientação de uma aeronave, seja com respeito ao vento relativo ( atitude de voo), seja em relação a um sistema de eixos fixos à Terra ( atitude em relação à Terra).
Como surge a força de sustentação em um avião?
A sustentação ocorre porque a pressão aérea que age sobre as asas é menor do que a pressão do ar que atua na parte inferior do avião. Desse modo, a força de baixo para cima é capaz de sustentar a aeronave.
Para que um avião se mantenha em voo reto e horizontal com velocidade constante é necessário que as forças que atuam sobre ele?
03- Para que um avião se mantenha em voo reto e horizontal com velocidade constante, é necessário que as forças que atuam sobre ele: SE ANULAM. 11- As forças que atuam num avião que mantém o voo reto e horizontal são: TRAÇÃO, ARRASTO, PESO E SUSTENTAÇÃO. 12- O intradorso de uma asa é sua parte: INFERIOR.
Como chama a subida do avião?
A fase de subida, também conhecida por subida inicial é o período no qual a aeronave sobe para uma altitude de cruzeiro pré-determinada após a decolagem. A fase de subida inicia logo após a decolagem e precede a fase de cruzeiro.
Quais são os tipos de aeroporto?
Grupo 1 – compreende os aeroportos internacionais, operando voos regulares e comerciais em serviços gerais de transporte aéreo, de passageiros ou cargas. Grupo 2 – inclui aeroportos domésticos e internacionais que operem voos com 60 assentos ou mais e peso de decolagem de mais de 45,5 toneladas.
Como projetar um avião?
As fases de um projeto podem ser divididas da seguinte maneira seqüencial:
- Pesquisa de mercado;
- Estudo Conceitual;
- Estudo Preliminar;
- Projeto Detalhado; Fabricação dos protótipos; “Rollout”: primeira vez que a aeronave é retirada do hangar sobre as próprias rodas; 1º Voo; Certificação; Entrada em Serviço.
Como se chama a especificação que utiliza uma metodologia para localizar os componentes de um avião de forma padronizada e simplificado?
As inspeções são exames visuais e manuais, para determinar a condição de um componente ou de um avião.