Perguntar: O Que Caracteriza A Construção Da Identidade Profissional Do Professor?

Qual é a construção da identidade do profissional docente?

Para Pimenta (1996) a identidade docente se constrói pelo significado que cada professor dá para a sua profissão, enquanto autor e ator, conferindo à atividade docente, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de

O que é a identidade do professor?

Refere-se a um conjunto de características, experiências e posições de sujeito atribuídas (e autoatribuídas) por diferentes discursos e agentes sociais aos docentes no exercício de suas funções, em instituições educacionais mais ou menos complexas e burocráticas.

Qual a relação do currículo com a construção da sua identidade profissional futuro professor )?

Entendemos que a relação entre currículo e identidade profissional docente é uma construção social permeada de ideologias, valores e relações de poder que compõem o imaginário e as representações sociais de uma dada sociedade e estas representações interferem de maneira significativa no contexto do processo de ensino e

You might be interested:  O Que É Apartamento Tipo Giardino?

Como o professor se constitui?

A formação do professor se baseia nas práticas educativas, intervenções e situações oriundas do processo de ensino e aprendizagem concretizado em sala de aula (IMBERNÓN, 2011). Por esse motivo que é extremamente importante investir na pessoa do professor e considerar as suas experiências e práticas.

Qual o papel da escola na construção da identidade docente?

A escola tem assumido um papel cada vez mais amplo de objetivos que deve tentar desenvolver junto aos seus alunos. Ao professor dominar os saberes e os ter como base de sua prática pedagógica na escola ele vai construindo a sua identidade como docente.

Que tipo de profissional é o docente atualmente?

É um profissional mais próximo do estudante, enxergando-o em sua integralidade, levando em consideração seus traços como pessoa. Esta valorização do humano deixou a prática educacional com mais significado, pois o professor passa a olhar para seus alunos como indivíduos com necessidades diferentes e particulares.

Qual é a identidade do professor de educação infantil?

Pode-se afirmar que a identidade do profissional de educação infantil faz parte de uma profissão em constante revisão de significados sociais e da realidade que os mesmos se encontram em confronto com a sua própria humanidade.

O que é ser um professor?

Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento.

Qual é a diferença entre professor e educador?

O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade. O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

You might be interested:  Perguntar: Qual Grau De Risco Construção Civil?

Como deve ser a construção do currículo dentro da escola?

Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por que, o que, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas a um território, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente.

Qual é a identidade do novo professor?

A identidade do professor pode ser compreendida como particular e ao mesmo tempo distinta: é constituída pela identidade pessoal e profissional, sendo definida pelo equilíbrio entre as características pessoais e profissionais.

Quais são os fatores que podem interferir na participação dos professores na proposição do currículo?

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

O que o professor precisa para Constituir-se como profissional?

I – a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; II – aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.

Qual deve ser o papel do professor?

De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar ‘aprendedores’, ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição.

Porque o professor tem que se atualizar?

A atualização do professor é uma prática necessária ao exercício da atividade docente. Atualizar significa estar aprendendo sempre, conhecendo novos saberes. A atualização do professor é a ferramenta necessária para a construção de seu próprio saber e tão necessária para o exercício de sua profissão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector