Perguntar: O Que É Carbonatação Na Construção Civil?

Como identificar a carbonatação?

A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH.

O que é a carbonatação do concreto?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Como tratar a carbonatação?

Além disso, pode provocar a despassivação do aço e sua aderência com o concreto. Para tratar a carbonatação do concreto, é possível utilizar do processo de realcalinização, que basicamente se trata do restabelecimento da alcalinidade do concreto através da elevação do seu pH.

O que é Despassivação por carbonatação?

Para a ABNT NBR: 6118:2014 a despassivação por carbonatação é a ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura.

O que é ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

You might be interested:  Pergunta: O Que É Prisma Na Construção Civil?

O que é carbonatação do Chopp?

A carbonatação é um processo de reação química, que vai acontecer por causa da dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Essa ação é responsável pelo borbulhamento da cerveja no copo, que resulta em ácido carbônico (H2CO3), uma substância que se decompõe e recupera o gás carbônico e a água.

O que é a carbonatação e como podemos avaliar sua evolução no concreto?

Segundo Cadore (2008), a carbonatação é um processo físico-químico que faz com que seja reduzida a alcalinidade da parte líquida presente no concreto, ou seja, o pH do concreto que se encontra elevado devido aos compostos hidratados presentes nele, reduz até a ocorrência da neutralização.

O que é lixiviação do concreto?

Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.

Qual é o pH do concreto?

O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca(OH)2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5. Ao se carbonatar, estes números reduzem para valores próximos de 8,5.

Como corrigir a carbonatação do concreto?

Os métodos de remoção mais utilizados são os com marteletes elétricos ou pneumáticos e com hidrodemolição. A quantidade de concreto removida depende basicamente da habilidade do operador e da dimensão do martelete.

Como substituir armadura corroida?

Como resolver Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.

You might be interested:  Ao Se Construir Uma Escala Termométrica Arbitrária X Verificou-Se Que A Temperatura?

Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?

Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.

O que é a Despassivação da armadura?

No interior do concreto, o aço está protegido por uma camada passivadora que envolve o metal. Esta camada é formada e mantida devido ao elevado pH na solução dos poros do concreto. Dessa forma, para que haja corrosão é necessário que a camada passivadora seja destruída ( despassivação ).

O que é Despassivação?

1. Despassivação. Termo usado na construção civil. Refere-se à qualidade dos componentes do concreto e sua durabilidade estrutural.

O que é carbonatação de uma cerveja?

Como a carbonatação da cerveja acontece? A carbonatação é um processo químico, causado pela dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Quando o CO2 borbulha no líquido, forma o ácido carbônico (H2CO3). Ao se decompor, recupera o gás carbônico e a água.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector