Perguntar: O Que É Drenagem Construção Civil?

O que é drenagem na construção civil?

Drenagem significa retirar ou escoar a água presente no local. A drenagem de solo é necessária, pois quando a fundação de uma obra está para começar, o solo do terreno onde a construção será iniciada, pode estar encharcado ou com uma quantidade de água que ultrapassa a cota recomendada.

Para que serve o dreno na construção civil?

Os Tubo Dreno, ou tubos de drenagem, são utilizados principalmente no escoamento de águas pluviais, fluviais e esgoto. Seu objetivo é evitar que o solo encharque, evitando erosão e outros danos estruturais capazes de comprometer todo um projeto causando grandes prejuízos.

Para que serve a drenagem do solo?

A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural não for satisfatória, pode-se fazer, em complementação, drenagem artificial.

O que é sistema de drenagem superficial?

O sistema de drenagem superficial tem por objetivo a captação ou interceptação e remoção das águas precipitadas, sobre as estradas e áreas adjacentes, que escoam superficialmente.

You might be interested:  Quanto Custa Uma Porta De Vidro Para Banheiro?

Por que é necessário drenar?

Nesses casos, a drenagem do solo é necessária para evitar problemas como a instabilidade da escavação, o desmoronamento do talude, e até consequências mais graves, como o deslizamento de terra e alagamentos em centros urbanos, pois a água altera o equilíbrio das terras.

Para que serve o sistema de drenagem?

Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos, sendo, possível, recorrer a motores como apoio ao escoamento. Os sistemas de drenagem podem ser urbanos ou rurais e visam a escoar as águas de chuvas e evitar enchentes.

Quanto custa o metro de drenagem?

O preço médio dos tubos utilizados para instalar um sistema de drenagem de água predial custa em torno de R$ 7,50 o metro e a mão de obra cerca de R$ 50,00 por metro de instalação.

Como funcionam os tubos de drenagem?

Tubos de drenagem são tubos enterrados ou enfiados no terreno e sua finalidade é captar a área e conduzi-la para fora do terreno. O tubo de drenagem parece com o tubo comum. A diferença é que o tubo de drenagem tem um monte de furinhos para que água possa entrar para dentro do tubo.

Como drenar água do solo?

A drenagem do solo pode ser feita através de tubos, canais, valas e túneis podendo também serem utilizados motores para auxiliar o escoamento,o que pode tornar todo o processo mais dispendioso.

Quando se deve fazer a drenagem do solo?

Consiste em retirar o excesso de água que existe no interior do solo ou seja baixar o nível freático. Drenagem subterrânea

  1. Camada impermeável mais ou menos superficial;
  2. Elevado nível de um rio ou ribeiro;
  3. Chuvas intensas;
  4. Regas exageradas;
You might be interested:  O Que Quer Dizer Apartamento Na Planta?

Porque a drenagem agrícola é importante?

Uma das principais vantagens da drenagem de solos agrícolas é a incorporação de novas terras para plantio. O processo é capaz de transformar áreas inundadas em potenciais para agricultura. Outro benefício da drenagem é o controle da salinidade. Aliás, dessa forma, é possível recuperar solos salinos e alcalinos.

Quais são os dispositivos de drenagem superficial?

Para o caso específico da drenagem superficial, há uma diversidade de dispositivos disponíveis e que têm aplicações bem definidas, como por exemplo: – Sarjetas de corte: – Sarjetas de aterro (meios-fios); – Entrada d´água; – Descidas d´água; – Dissipadores de energia.

O que são dispositivos de drenagem?

São dispositivos destinados a conduzir para locais de deságue seguro as águas captadas pelas caixas coletoras. São dispositivos destinados a dissipar energia do fluxo d’água, reduzindo consequentemente sua velocidade, quer no escoamento através do dispositivo de drenagem, quer no deságue para o terreno natural.

Como é feita a drenagem superficial?

O processo é feito com o uso de recursos que fazem com que a água siga um curso, até que seja eliminada da área de interesse. São utilizadas manilhas, desníveis de escoamento e até elementos pré-moldados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector