Contents
- 1 Quem é a GLP?
- 2 O que a empresa GLP faz?
- 3 O que é e para que serve um projeto de gás quais os cuidados com a instalação?
- 4 Qual a diferença entre aquecedor GN e GLP?
- 5 Qual a diferença entre GL e GLP?
- 6 Qual a diferença do gás natural para o GLP?
- 7 Como é feito o gás GLP?
- 8 Como é produzido o gás GLP?
- 9 Qual a norma para tubulação de gás?
- 10 Qual a espessura mínima das paredes de uma central de GLP?
- 11 Como deve ser a instalação de gás GLP?
- 12 O que é um projeto de instalação de gás?
- 13 Como o sistema de gás natural e o sistema de gás liquefeito de petróleo é distribuído para as edificações?
- 14 O que é um projeto de gás?
Quem é a GLP?
A GLP é líder global no desenvolvimento de galpões e parques logísticos. Com uma longa tradição e histórico comprovado como investidora, operadora e desenvolvedora, a empresa tem uma das maiores plataformas logísticas do mundo.
O que a empresa GLP faz?
O GLP na indústria, atua com diversas soluções para o alto desempenho de sistemas, como de congelamento, refrigeração e aquecimento, durante as produções farmacêuticas, metalúrgicas, alimentícias, entre outras.
O que é e para que serve um projeto de gás quais os cuidados com a instalação?
Em um projeto de instalação de gás são previstos todos os pontos de utilização e a demanda de gás que aquela unidade terá. Com base nisso, são dimensionados tubulações, abrigos, reguladores de pressão, ventilação dos cômodos, entre outros aspectos técnicos e exigências.
Qual a diferença entre aquecedor GN e GLP?
O Gás GLP é mais forte e instável que o gás natural, fator que pode alterar o sabor da comida, pois com o tempo, pode provocar a liberação de resíduos das panelas, afetando assim o sabor dos alimentos.
Qual a diferença entre GL e GLP?
Os dois gases são diferentes quimicamente. O GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) é um composto de 4 hidrocarbonetos, principalmente o butano e o propano, contando com gases como o etano em menor escala. Já o GN (Gás Natural) é composto 90% por metano, com uma participação menor de gases como o butano e o propano.
Qual a diferença do gás natural para o GLP?
O GLP ( Gás Liquefeito de Petróleo), popularmente conhecido como gás de cozinha, é resultado da separação das frações mais leves do petróleo durante o refino. Já o Gás natural (GN), chamado também de gás de rua, é um gás composto por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais.
Como é feito o gás GLP?
O gás liquefeito de petróleo ( GLP ) é popularmente conhecido como gás de botijão ou gás de cozinha, e sua queima proporciona baixo nível de emissões. Essencialmente composto por dois gases extraídos do petróleo, o butano e o propano, pode também conter, minoritariamente, outros hidrocarbonetos, como o etano.
Como é produzido o gás GLP?
No refino de petróleo, o GLP é obtido na parte alta da torre de destilação, após a retirada dos óleos combustíveis, a gasolina, o querosene, o diesel e a nafta. Essa substância caracteriza o odor do GLP, que permite a percepção de vazamentos caso estes ocorram.
Qual a norma para tubulação de gás?
A norma vigente no Brasil para instalação de gases em casas é a NBR 15526. Vigente desde 2012, regulamenta todos os aspectos técnicos que devem ser considerados para a instalação segura e confiável.
Qual a espessura mínima das paredes de uma central de GLP?
Tabela 1 A Locação de recipientes em Central de GLP deve possuir: I – cabine de proteção: a) com paredes construídas em concreto ou alvenaria (blocos maciços ou vazados), rebocadas, e com espessura mínima de 12 cm; b) com teto em concreto, com declividade para escoamento de água; c) altura interna mínima de 180 cm; II
Como deve ser a instalação de gás GLP?
Em edificações, os recipientes de GLP devem estar localizados no exterior das construções, em locais ventilados. Além disso, é vedada a instalação em lugares confinados. A montagem e a manutenção das instalações e tubulações de gás devem ser feitas por profissionais especializados.
O que é um projeto de instalação de gás?
O projeto de instalação de gás predial permite que as tubulações do prédio façam a distribuição do gás conhecido como gás natural ou garantam a segurança ao se optar pelo gás de botijão.
Como o sistema de gás natural e o sistema de gás liquefeito de petróleo é distribuído para as edificações?
O GLP é comercializado, normalmente, em botijões. Porém, em edificações com sistemas de encanamento, seu abastecimento é feito através de cilindros, cuja carga deve ser trocada periodicamente. Além disso, empreendimentos abastecidos com GN economizam espaço já que não são necessários centrais de gás ou botijões.
O que é um projeto de gás?
Útil, o projeto de gás é o responsável por detalhar o sistema para o uso do gás, seja na cozinha ou para o aquecimento da água. Exatamente por esse motivo que a sua realização se torna tão importante, a fim de suprir todas as demandas do ambiente com o máximo de funcionalidade.