Perguntar: O Que É Grelha Na Construção Civil?

O que é uma grelha construção civil?

A laje grelha é um tipo de laje com estrutura muito similar à nervurada. Enquanto as lajes nervuradas contam com uma distância menor, geralmente abaixo de 100 cm, a laje é chamada de grelha quando o espaçamento entre as vigas é maior que 110 cm, segundo à Norma NBR6118/2003 – Projeto de Estruturas de Concreto.

O que é grelha de concreto?

A grelha de concreto é um produto de grande qualidade e durabilidade, utilizado em edificações com o objetivo de viabilizar o escoamento da água diretamente para as redes de esgoto.

O que é laje grelhada?

A laje grelhada é executada de forma similar ao sistema de laje nervurada, com a utilização de fôrmas de polipropileno de alta resistência. Com a vantagem do sistema de lajes grelhadas possuir complementos encaixáveis para já deixar as aberturas necessárias para a passagem de instalações.

Qual a diferença entre laje e viga?

A laje é apoiada sobre as vigas e suporta ações (cargas) que geram cisalhamento e momento fletor. Já as vigas e pilares são elementos que têm uma das medidas com maior comprimento. As vigas sofrem cisalhamento e flexão e costumam receber as cargas da laje.

You might be interested:  O Que Precisa Para Reformar Uma Cozinha?

Qual a função da nervura de aço para armadura de concreto?

As nervuras e os entalhes têm como função aumentar a aderência da barra ao concreto, proporcionando a atuação conjunta do aço e do concreto.

O que é uma laje plana?

A laje plana tensionada é uma estrutura formada por uma laje de espessura constante apoiadas sobre pilares, se diferenciam das lajes convencionais pela eliminação das vigas como elemento de sustentação.

Quanto custa uma canaleta de concreto?

R$ 5,12 Unid.

O que é uma laje cogumelo?

As lajes tipo cogumelo são aquelas apoiadas diretamente sobre pilares. Podem ser maciças, de concreto armado ou protendido, ou incorporadas com material inerte, formando lajes nervuradas.

O que é uma laje treliçada?

Lajes treliçadas são indicadas em qualquer obra, mas muito empregadas em construções habitacionais e comerciais de pequeno porte. Esse sistema construtivo é formado por vigotas de concreto armado, ou apenas aço, e recebe lajotas cerâmicas, de concreto ou de EPS (isopor).

Quais os tipos de lajes nervuradas?

Tipos de Laje Nervurada

  • Laje Nervurada Unidirecional (LNU)
  • Laje Nervurada Bidirecional (LNB)
  • Lajes Nervuradas com Capitéis ou Vigas-Faixa.

Qual a diferença de pilar e viga?

Você sabe a diferença entre viga, pilar e coluna? As vigas são estruturas horizontais que delimitam a laje, servindo de suporte para a parede. O pilar, por sua vez, é uma estrutura vertical que sustenta as vigas e a laje.

Quais são os tipos de pilares?

Os formatos aplicados em obras são: retangulares, circulares, seção no formato de cruz, seção L, seção retangular vazada, seção U, seção I e Seção T. Os pilares mais usados no país são de concreto armado (cimento, areia, agregados e aço).

You might be interested:  Qual O Significado De Sonhar Com Construção?

Quais são os tipos de laje?

Conheça os principais tipos de Laje

  • Laje Maciça. A laje maciça é culturalmente a mais utilizada no Brasil.
  • Laje Nervurada. As lajes nervuradas também são moldadas no local da obra.
  • Pré-fabricada com poliestireno (isopor)
  • Pré-fabricada de cerâmica.
  • Pré-fabricada de painéis treliçados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector