Perguntar: O Que É Lixiviação Na Construção Civil?

O que é lixiviação do concreto?

Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.

O que é eflorescência na construção civil?

As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.

Como tratar carbonatação do concreto?

A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.

Como ocorre o processo de lixiviação nas estruturas de concreto?

A lixiviação do concreto é uma das manifestações patológicas mais comuns. Ela é causada basicamente pelo contato da estrutura com a água. Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto.

You might be interested:  Quanto Se Gasta Para Construir Uma Casa Com Dois Quartos?

Qual é o produto gerado no processo de lixiviação do concreto?

Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência.

O que é lixiviação em Geografia?

Lixiviação do solo Em sua definição geológica, a lixiviação é retratada como sendo “a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo ou depósito sedimentar pela ação de um fluido percolante”, isto é, que faz movimentos descendentes.

Como ocorre a eflorescência?

O surgimento da eflorescência se dá em materiais porosos (como concreto, argamassa, tijolo, pedra e cerâmica) e pode ser explicado de maneira simples: quando a água se infiltra, ela acaba dissolvendo sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio.

O que é eflorescência na parede?

A eflorescência é como um pó esbranquiçado, cujo componente é o nitrato de potássio ou salitre. Geralmente, ele aparece sobre algum revestimento, como no caso de pisos cerâmicos, ou na parede e em tetos. Essas formações ocorrem por meio de misturas entre sais e a água.

O que é eflorescência e como resolver?

A eflorescência é uma espécie de depósito de cristais provenientes de sais que estavam dissolvidos na água e que, após sua evaporação, formam manchas na superfície.

O que é a carbonatação do concreto?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

You might be interested:  O Que Estraga O Asfalto?

Como é feito o ensaio de carbonatação do concreto?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

Como recuperar armadura exposta?

Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a. Se a armadura estiver com uma agressão apenas superficial, limpe a ferrugem com uma escova de aço. Aplique sobre toda a armadura, com pincel, uma camada de um produto inibidor de corrosão.

O que é carbonatação do concreto armado como ocorre quais os indícios como identificar e como tratar?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Quais as principais patologias das estruturas de concreto?

As manifestações a seguir podem indicar a existência de patologias do concreto.

  • Fissuras e Trincas.
  • Desagregação.
  • Erosão e Desgaste.
  • Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)
  • Segregação.
  • Manchas.
  • Eflorescência.
  • Calcinação.

Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?

Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector