Perguntar: O Que É Pega Na Construção Civil?

O que é a pega do concreto?

a) Pega: caracterização da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento. b) Endurecimento: fase subsequente ao período de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistência a esforços mecânicos.

O que é pega construção?

Na linguagem da construção civil, o termo “ pega “ significa que o concreto começou a perder a plasticidade, tornando mais difícil a sua aplicação.

O que é início de pega?

O início da pega do concreto é o momento em que, após a adição de água, começam as reações químicas de cristalização do cimento que culminam no endurecimento e na solidificação da mistura.

O que é pega hidráulica?

São cimentos hidráulicos que, ao contrário do cimento Portland, se expandem durante os períodos O Cimento Portland de alta resistência inicial é um aglomerante hidráulico que atende às exigências

O que é pega e cura do concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.

You might be interested:  Apartamento Veraneio O Que É?

O que é tempo de pega do concreto?

– Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; – Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega ” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.

Como pode ser definido o tempo de pega?

O tempo de fim de pega do cimento segundo a NBR 16607 – Cimento Portland – Determinação dos tempos de pega é o “intervalo de tempo transcorrido desde o momento em que o cimento entra em contato com a água até o momento em que a agulha de Vicat penetra 0,5 mm na pasta, em condições normalizadas de ensaio.”.

Como funciona o aparelho de Vicat?

Basicamente, o aparelho de Vicat consiste em um suporte (A) que contém uma haste móvel de metal inoxidável (B), em um de cujos extremos se encontra a sonda de Tetmajer (C), tendo em seu outro extremo uma agulha desmontável (D).

O que significa a expressão pega?

Expressão usada quando algo está colado, junto, preso, unido. Não adianta ficar puxando, tá pegado.

Como acelerar a pega do cimento?

VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.

Qual a importância de conhecer o tempo de pega do cimento?

Tempo de Inicio de Pega: No concreto, este tempo determina o período útil que temos para terminar o processo de aplicação, ou seja, compreende desde a mistura dos materiais (contato da água com o cimento ) até o seu adensamento e acabamento final.

Porque o cimento é considerado um aglomerante hidráulico?

O cimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.

You might be interested:  Escaninho Apartamento O Que É?

Que são aglomerantes dê exemplos?

Os aglomerantes mais utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento Portland. Dentre os diferentes tipos de cimento Portland, os mais utilizados são o CPII e o CPV-ARI. O CPII é um cimento composto com alguma adição, escória, pozolana ou filler.

Que são aglomerantes hidráulicos?

Aglomerantes são os materiais ligantes, em geral pulverulentos, que servem para solidarizar os grãos de agregados inertes. Os aglomerantes hidráulicos são aqueles que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica e o cimento Portland, através de um processo chamado hidratação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector