Contents
- 1 Quando devo usar radier?
- 2 O que é radier em uma construção?
- 3 O que é e como se faz a fundação em sistema radier?
- 4 Qual a diferença entre laje e radier?
- 5 Qual é a espessura de um radier?
- 6 Qual a diferença entre sapata corrida e radier?
- 7 Onde não devemos usar radier?
- 8 Quanto custa um radier para obra?
- 9 Qual malha usar para radier?
- 10 Como é feito o concreto protendido?
- 11 Como construir em terreno pantanoso?
- 12 O que é tubulões na construção civil?
- 13 Qual a vantagem do radier?
- 14 Qual altura do radier?
- 15 Quais as diferenças entre as estacas dos tipos hélice contínua e Franki?
Quando devo usar radier?
Quando a resistência do solo é suficiente, independentemente da altura e das cargas, a fundação radier pode ser utilizada.
O que é radier em uma construção?
O radier é um tipo de fundação superficial na qual toda a carga da edificação é transferida para uma laje maciça de concreto. De modo geral, o radier encontra aplicação na construção de casas térreas, sobrados e edifícios com poucos pavimentos.
O que é e como se faz a fundação em sistema radier?
O radier é uma “laje” de concreto armado ou protendido que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo. Neste tipo de fundação o peso (carga) é distribuído de forma uniforme para o solo. Fique atento, antes da concretagem, devem ser feitas as instalações hidráulicas e elétricas que passam por baixo da casa.
Qual a diferença entre laje e radier?
Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.
Qual é a espessura de um radier?
As lajes radiers ou simplesmente radiers, são lajes de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas dos pilares e paredes e descarregam sobre uma grande área do solo, possui aproximadamente 10 cm de espessura e é utilizada em obras de pequeno porte, se limitando a casas térreas, uma vez que para
Qual a diferença entre sapata corrida e radier?
O radier é uma estrutura contínua de concreto armado, em formato de laje, instalada sobre o solo. A sapata, isolada, é um bloco de concreto armado construído diretamente dentro de uma escavação, e pode ser contínua – acompanhar todo o comprimento da parede, em formato de vigas que sustentam o imóvel.
Onde não devemos usar radier?
Desvantagens da fundação em Radier Impossibilidade de fazer adaptações futuras nas tubulações subterrâneas; Não é indicado para edifícios esbeltos e também construções com cargas concentradas.
Quanto custa um radier para obra?
Como ordem de grandeza é possível apresentar o valor de R$18000 para realização do serviço. Para um orçamento mais preciso, é necessária a visita técnica para verificar se a situação do terreno e as necessidades de projeto para elaboração do elemento.
Qual malha usar para radier?
Tipos de radier O primeiro é por meio do concreto armado, ou seja, por meio de uma malha de aço e concreto. Nessa opção, a tela de aço é desenvolvida e posicionada no solo, recebendo, em seguida, uma generosa camada de concreto. Ela é mais utilizada para construções de pequeno porte.
Como é feito o concreto protendido?
Basicamente, baseia-se em um aço de protensão tracionado e ancorado antes ou depois da concretagem, sendo essa uma questão que varia de acordo com o método a ser utilizado. O motivo do surgimento dessa técnica veio da necessidade de eliminar do concreto as limitações de resistência à tração.
Como construir em terreno pantanoso?
Bom, quando o terreno é muito alagado, primeiramente deve se aterrar e nivelar o terreno e depois fazer um radie na área que vai ser construída de forma que todos os pilares fiquem unidos como se fosse uma laje sobre o terreno.
O que é tubulões na construção civil?
Os tubulões são elementos de fundação profunda moldados in loco empregados quando as camadas superficiais do solo não apresentam características de resistência e de deformabilidade compatíveis com as exigidas pelo projeto.
Qual a vantagem do radier?
Entre as vantagens das fundações radier, estão o baixo custo se comparado às sapatas corridas; menor tempo de execução; e redução de mão de obra. Por outro lado, a principal desvantagem ocorre quando é preciso complementar a resistência do radier para suportar as cargas que atuam sobre a laje.
Qual altura do radier?
Bom dia, a altura do radier depende muito da resistencia do solo e da carga que vai ser proporcionada em cima pode variar de 8 a 15 cm.
Quais as diferenças entre as estacas dos tipos hélice contínua e Franki?
As estacas franki também são fundações moldadas no local. A grande diferença entre este tipo de estaca e as escavadas é que o fuste é feito pelo processo de cravação e não pelo processo de escavação. Além disso, esta estaca se difere por possui em sua ponta um bulbo de concreto.