Perguntar: O Que É Tubulão Construção Civil?

Para que serve o tubulão?

Os tubulões tratam-se de fundações profundas de concreto, as quais são feitas em obra e tem a função de transmitir as cargas estruturais para solos que possuam uma maior capacidade de suporte. Os tubulões podem ser a céu aberto, a ar comprimido, com ou sem escoramento, e com revestimento metálico ou então de concreto.

O que é tubulão na construção civil?

Os tubulões são elementos de fundação profunda moldados in loco empregados quando as camadas superficiais do solo não apresentam características de resistência e de deformabilidade compatíveis com as exigidas pelo projeto.

Quais são os tipos de tubulões?

Os tubulões dividem-se em dois tipos básicos: a céu aberto (normalmente sem revestimento) e a ar comprimido (ou pneumático), estes sempre revestidos com camisa de concreto armado ou camisa de aço (metálica).

O que é e para que serve o tubulão?

O tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste.

You might be interested:  Os leitores perguntam: O Que Faz Um Auxiliar De Construção Civil?

O que significa tubulões?

Significado de Tubulão substantivo masculino Bras Náut Cada um dos reservatórios de água ou água e vapor das caldeiras aquatubulares, que servem para conter água e vapor e distribuí-los pelo feixe tubular que une estes reservatórios. Etimologia (origem da palavra tubulão ). Túbulo + ão.

O que são os tubulões a céu aberto?

Os tubulões a céu aberto são estacas escavadas mecânica ou manualmente nas quais existe um alargamento da base. São indicados quando as cargas da estrutura são elevadas, quando o solo garante estabilidade ao furo e nos casos em que o nível d’água não está presente.

Como é feito tubulão?

Os tubulões a céu aberto podem ser executados com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou de concreto. O fuste do tubulão normalmente é de seção circular, adotando-se 70 cm como diâmetro mínimo para permitir a entrada e saída de operários. Já a projeção da base poderá ser circular ou em forma de falsa elipse.

Como é usado o tubulão pneumático?

SIGNIFICADO DE TUBULÃO À AR COMPRIMIDO Antes do alargamento da base, é instalado um compartimento em torno da fundação. Neste compartimento, será introduzido ar comprimido de forma a impedir a entrada de água no tubulão. O operário então irá descer e trabalhar neste ambiente sob pressão, escavando a base normalmente.

Como é feito o tubulão?

São compostos por três partes: cabeça, fuste e base. A cabeça é executada em concreto armado com a armadura sendo disposta em forma de círculos concêntricos. O fuste deverá ser de concreto armado quando o tubulão for submetido apenas à flexo-compressão, e de concreto ciclópico quando for submetido apenas à compressão.

Como os tubulões podem ser classificados?

Os tubulões são classificados quanto à forma de execução, então, têm- se a seguinte classificação: Tubulão a céu aberto escavado manualmente. Tubulão escavado mecanicamente. Tubulão a ar comprimido.

You might be interested:  Quanto Custa Construir Uma Boate?

Quais são os tipos de estacas?

Principais tipos de estacas de fundação

  1. 1 – Estaca escavada:
  2. 2 – Estaca Franki:
  3. 3 – Estaca Strauss:
  4. 4 – Estaca raiz:
  5. 5 – Estaca hélice contínua:
  6. 6 – Estaca pré-moldada de concreto:
  7. 7 – Estaca metálica:
  8. 8 – Estaca de madeira:

Qual a profundidade máxima de um tubulão?

A profundidade do tubulão também depende da estabilidade do solo, podendo ser de 1 à 15m. Muitas vezes, preocupados com a estabilidade da casa, os autoconstrutores tendem a escavar tubulões muito mais numerosos e profundos do que seria necessário, desperdiçando tempo e material.

O que é tubulão a ar comprimido como ele funciona quais normas tratam sobre esse tipo de prática?

Os tubulões a ar comprimido são fundações profundas, escavadas de forma manual ou mecanizada, quando se pretende executar tubulões abaixo do nível de água. Se caracteriza pelo uso de revestimento de aço ou de concreto para auxiliar na escavação do fuste.

Como funciona um tubulão de ar comprimido?

O processo consiste na utilização de uma campânula para atingir o lençol freático, a partir desse ponto injeta-se ar comprimido com pressão suficiente para equilibrar as subpressões da água, propiciando assim condições de escavação a seco.

O que é tubulão encamisado?

Tubulão encamisado escavado a céu aberto Este tipo de tubulão é o de execução mais simples e consiste na escavação manual de um poço com diâmetro variando de 0,70 a 1,20 metro, cujo emprego fica restrito a solos coesivos e acima de nível d’água.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Adblock
detector