Contents
- 1 O que é contenções?
- 2 O que é contenção na construção civil?
- 3 Quais são os tipos de contenções explique cada um deles?
- 4 O que é contenção em obra?
- 5 O que são contenções provisórias?
- 6 O que é o solo grampeado?
- 7 O que são os sistemas de contenção e quando são necessários?
- 8 Quando devemos usar contenção nos solos?
- 9 Para que servem as estruturas de contenção?
- 10 Como são classificadas as estruturas de contenção?
- 11 Quais os tipos de muros de contenção?
- 12 Quais os tipos de contenção de encostas?
- 13 Como é o aparelho de contenção?
- 14 Como escolher o tipo de contenção?
- 15 O que é contenção de terra?
O que é contenções?
A contenção é feita por meio da introdução de uma estrutura ou de elementos estruturais compostos, que apresentam rigidez suficiente para absorver os esforços provenientes do maciço de terra a ser arrimado e ainda limitar os deslocamentos horizontais a níveis toleráveis.
O que é contenção na construção civil?
Estruturas de contenção ou de arrimo são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha.
Quais são os tipos de contenções explique cada um deles?
Os tipos de contenções utilizadas atualmente são:
- · Solo grampeado.
- · Terra armada.
- · Muros de arrimo por gravidade.
- · Muros de arrimo por flexão.
- · Gabiões.
- · Cortina atirantada.
- · Crib-walls.
- · Aterro reforçado.
O que é contenção em obra?
Obras de contenção são as principais aliadas estruturais para conter a erosão do solo e trazer estabilidade para terrenos com deformidades. Em obras de contenção isso é essencial para garantir uma construção de qualidade e prevenir possíveis problemas estruturais no futuro.
O que são contenções provisórias?
Como vimos, as contenções provisórias são aquelas de caráter transitório, sendo preferencialmente removidas cessada a sua necessidade. Nelas, são principalmente empregados três processos executivos: • contenções de madeira; • contenções com perfis cravados e madeira; • contenções com perfis metálicos justapostos.
O que é o solo grampeado?
Solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes que consiste, basicamente, no uso de elementos chumbadores enterrados. O método se faz presente na execução de estradas, túneis, remediações de deslizamento, entre outras obras.
O que são os sistemas de contenção e quando são necessários?
O objetivo da etapa de contenções em uma obra é brecar as alterações provocadas pelas interferências. Além disso, os sistemas de contenção se tornaram soluções praticamente indispensáveis, especialmente, para edificações que necessitam de partes do subsolo para a construção de galerias e estacionamentos.
Quando devemos usar contenção nos solos?
Elas são necessárias quando a estrutura geológica de um terreno é alterada, seja por cortes ou escavação, uma vez que essas pioram a estabilidade do solo. Como a água é o principal fator na alteração da estabilidade, independentemente do método de contenção, é imprescindível um sistema de drenagem adequado.
Para que servem as estruturas de contenção?
São estruturas projetadas para resistir a empuxos de terra e/ou água, cargas estruturais e quaisquer outros esforços induzidos por estruturas vizinhas ou equipamentos adjacentes (Joopert Jr., 2007). A estrutura de contenção deve proporcionar a integridade dos vizinhos durante a escavação.
Como são classificadas as estruturas de contenção?
As estruturas de contenção podem ser designadas por autoportantes, monoapoiadas e multiapoiadas. As cortinas autoportantes são enterradas no solo e, devido à mobilização do empuxo passivo à frente da cortina, é dispensado qualquer outro elemento de apoio.
Quais os tipos de muros de contenção?
É possível subdividir os tipos de muros de contenção de solo em duas classes: gravidade e flexão. Os muros de gravidade podem ser do tipo alvenaria de pedra, concreto ciclópico, gabião ou muro de pneus.
- Muros de Alvenaria de Pedra.
- Muros de Concreto Ciclópico.
- Muro Gabião.
- Muro de Pneus.
Quais os tipos de contenção de encostas?
Técnicas de contenção de encostas e taludes
- Muro de pedra: É um dos muros de arrimo mais comuns, seu funcionamento é similar ao muro de concreto armado.
- Muro de gabião:
- Muro Crib-Wall:
- Muro de sacos com solo-cimento ensacado:
Como é o aparelho de contenção?
De um modo geral, o aparelho de contenção nada mais é do que um aparelho, móvel ou fixo, utilizado especialmente para que os dentes não se movam no final de um tratamento odontológico. Ele fica atrás dos dentes frontais e consiste basicamente em um fio de aço preso aos dentes.
Como escolher o tipo de contenção?
A escolha de um modelo de contenção de solo depende de diversos fatores e não há uma regra a ser seguida. Dessa forma, a escolha da melhor estrutura de contenção varia conforme o caso e muitas vezes é adotado com base em tradições regionais ou experiência do profissional em determinado modelo.
O que é contenção de terra?
A contenção por terra armada, também conhecida como solo reforçado, foi desenvolvido e patenteado, em 1963, pelo arquiteto-engenheiro francês Henry Vidal. A técnica de reforço de solo é composta por um maciço contido por placas pré moldadas de concreto, chamadas também de escamas, que funcionam como face da contenção.